TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografiaa

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO ESTÁGIO

ENSINO FUNDAMENTAL

ANÁPOLIS – GO

2015

Aline Lopez Silva: 6274216085

RELÁTORIO  DE ESTÁGIO

ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da Unievangélica, como exigência parcial de cumprimento da proposta curricular

Professora orientadora: Prof: Marcelo Gomides

ANÁPOLIS - GO

2015

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho aos nossos pais que tanto têm colaborado em minha formação profissional, razão de eterna gratidão.

AGRADECIMENTO

        Agradecemos às crianças, professores e funcionários da Escola Sossego da Mamãe, que nos receberam, com muito carinho na realização do estágio.

SUMÁRIO

           INTRODUÇÃO .................................................................................................

  • OBSERVAÇÕES DA ESCOLA .......................................................................
  •  OBSERVAÇÕES NA SALA DE AULA................................................................... 9 
  •  OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA DAS MICRO AULA...........................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................         BIBLIOGRAFIA...................................................................................................

  •  ANEXO ........................................................................................................
  • APÊNDICE ..................................................................................................

INTRODUÇÃO

        O estágio curricular é um momento privilegiado de estudo, pois possibilita ao aluno refletir  sobre a prática docente, viabilizando a análise da realidade encontrada no interior da escola à luz das teorias discutidas .

        O Estágio tem por objetivo:

  • Analisar e compreender as características do espaço escolar na sua singularidade, para que os alunos possam informar-se sobre o seu funcionamento, suas possibilidades e como a escola se organiza para resolver conflitos, dificuldades e enfrentamentos;
  • Suscitar questionamentos sobre a prática pedagógica na sua singularidade, possibilitando a apreensão das condições determinantes que interferem na ação educativa e nos sujeitos envolvidos.
  • Elaborar plano de aula e materiais pedagógicos para ministrar uma micro aula direcionada para o 3º ano do ensino fundamental.

        O relatório de estágio encontra-se estruturado, apresentando as seguintes observações:

- Observação da escola (espaço físico e seu entorno, relação que a escola possui com a comunicação, organização pedagógica, administrativa e relação interpessoais da escola, projeto em desenvolvimento);

- observação na sala de aula ( aspecto estruturais da sala, relações interpessoais da escola, aspecto organizacionais e didáticos pedagógicos);

- Observações e regência de micro aulas, contribuições das observações das micro aulas e regência.

        O estágio foi realizado na Escola Sossego da Mamãe, localizado cito a Rua Yago Rodrigues Moreira Quadra 43 Lote 06 Parque das Nações.

        A escola é atualmente administrada pela diretora Rosemeire . A escola Sossego da Mamãe foi criada em 9 de março de 2009.

         A escola visa construir uma boa imagem junto a comunidade por missão oferecer acesso e a permanência do educando a educação básica com participação da comunidade escola, oferecendo igualdade de oportunidade e qualidade na ação educativa que objetiva a formação do cidadão autônomo, participativo, e que haja o envolvimento de toda comunidade escolar na busca de uma escola eficaz.        

                                                                                                                                 

                                                                                                                                   

1. OBSERVAÇÕES DA ESCOLA

        A Escola Sossego da Mamãe possui: nove salas de aula; sala de professores; duas salas de coordenação; secretária; duas áreas de lazer; cantina; banheiro para os professores; dois banheiros masculinos e dois femininos para os alunos, piscina e um parque para educação infantil.

        Quanto ao corpo docente e administrativo, a escola possui 11 professores,4 auxiliares de professores, 1 coordenadoras técnicas, 1 coordenadoras pedagógicas, 1 merendeiras, 2 auxiliares de serviços gerais . Essa equipe atende a uns 150 alunos sendo todos período vespertino sendo, 1 maternal, 1 jardim I, 1 jardim II, 1 primeiro ano, 1 segundo ano, 1 terceiro ano, 1 quarto ano, 1 quinto ano.

        Observou-se que a escola possui uma relação positiva com a comunidade, os pais procuram a escola sempre que necessário e também são convocados para saber do desempenho de seus filhos.

        Com relação a organização  pedagógica observou-se que a coordenadora está presente nas atividades pedagógicas que os alunos e professores promovem. Faz reuniões com os docentes, dando-lhes idéias e sugestões para melhor o desempenho e a aprendizagem dos alunos. Apóia a diretora para cumprir sua tarefa de construir caminhos para a escola junto a comunidade.

        No ano de 2015 a escola por meio do corpo docente e administrativo decidiu desenvolver os seguintes projetos:

        Meio Ambiente – Este projeto tem por justificativa a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com