TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Por:   •  27/9/2015  •  Dissertação  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa

O presente estudo proporá uma analise entre as fases do desenvolvimento infantil, visando demonstrar a importância de respeitá-las, inserindo-as no cotidiano escolar, uma vez que a criança pela experiência, por meio das diferenças que estão espostas no cotidiano.

A dança é uma das formas que as crianças tem para expressar o que sente, além de estimular a criatividade,  a fantasia, a parte motora e a imaginação.

A infância é a fase das brincadeiras, onde a criança pode se desenvolver através do lúdico, com a dança podemos observar como a criança se organiza, como se ordena, pois a brincadeira é a forma que ela tem para expor o seu intimo.

[...]A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo [...] (ALMEIDA, 1995, P.11)

Objetivo Especificos

A dança na educação infantil é uma forma estabelecidade de comunicação  e expressão que se expressa através da arte do movimento, onde podemos considerar fundamental para o desenvolvimento da criança.

Ao trabalhar com a dança em sala de aula o professor irá estimular a auto estima das crianças, obtendo um desenvolvimento físico, cognitivo e moral, onde elas buscaram superar seus obstáculos.

Conforme Sayão (1999, p. 234):

(...) estas formas de expressão, vividas e percebidas pelo brincar,representam a totalidade do ‘ser criança’ e precisariam estar garantidas na organização curricular da sua educação [...] e não enquadradas em áreas do conhecimento e alocadas em disciplinas.

Através da dança o professor pode estimular a criança em parceria com as práticas pedagogicas de forma lúdica e contrutiva.

Objetivo

Com a dança podemos fazer com que as crianças se socializem, praticando a disciplina e a interação.

Para Cunha (1992), a dança deve ter a finalidade de trabalhar os diferentes segmentos corporais para posteriormente se obter o movimento expressivo, com a integração do corpo, intelecto e emoção.

É importante os professores inserir a dança de forma lúdica, mas objetiva. Buscando com que a criança se expresse e se desenvolva.

Segundo o Soares (1992), deve-se considerar que, na dança, existe um confronto entre o aspecto criativo e o expressivo com a formalidade da técnica, que poderá variar de acordo com o direcionamento dado pelo professor e dependendo da forma como considera o ensino da dança, os seus objetivos e as necessidades dos alunos.

A dança pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem

A criança possui múltiplas habilidades , e o movimento corporal está relacionado diretamente ao seu crescimento como forma de expor seus sentimentos e fantasias.  A dança desenvolve habilidades motoras e cognitivas, tendo a escola um papel muito importante neste assunto.

Ao elaborar uma aulas de dança para crianças é necessário que ela seja dinâmica e bem aplicada. Pois através da dança a criança  consegue transmitir seus instintos mais intimos, desenvolvendo a criatividade, liderança, organização e a exteriorização dos seus sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com