TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdiciplinariedade

Por:   •  17/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

                     Interdisciplinaridade

Estudos apontam  que  a Interdisciplinaridade é, apesar de estarmos vivendo  no período da informatização,  pouco conhecida . Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. Na pratica podemos dizer que  é uma forma de superar a fragmentação do conhecimento, ou seja  ela visa para que se tenha um conhecimento  mais completo, e que nada se perca no caminho, em relação a isso,  muitas coisas vem sendo feitas  para que se tenha  sentido na educação.

Um planejamento interdisciplinar consiste, em relacionar duas ou mais disciplinas ou conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. Essa relação torna o ensino mais interessante e auxilia o entendimento entre dois ou mais conteúdos, podendo fazer parte de um grande projeto, entre dois ou mais professores ou um único professor.

Libanêo(1994) O processo de ensino se caracteriza pela combinação de  atividades dos professores e dos alunos, ou seja, o professor dirige os estudos da matéria e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimentos  de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que os processos dos ensinos  necessitam dos conhecimentos dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos  e outras formas organizativas.

 Essa  abordagem de interdisciplinaridade  em  nossa opinião pode ser muito eficaz  quando utilizado por apenas um professor para trabalhar dois conteúdos com alguma ligação aparente, contribuindo assim para um melhor entendimento dos alunos sobre determinados conteúdos. Mas acredito que esse conceito não tenha o mesmo resultado, sendo utilizados por dois professores com matérias diferentes, pois, cada professor tem um objetivo e um método especifico de ensino e nem sempre esses métodos e objetivos  são os mesmos, podendo assim confundir os alunos pela abordagem e compreensão utilizada pelo educador. Pois para nos cada professor tem seu método de ensino, claro que tem o plano de  aula, mais o método de cada um é diferente, podendo assim não alcançar os mesmos objetivos, não estamos afirmando que a interdisciplinaridade não é validada, muito pelo contrario, ela é muito importante quando ser usada da forma correta.

             PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

PUBLICO ALVO: 2° ano

TEMA: Diversidade

INTERDISCIPLINAR NAS DISCIPLINAS: História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Matemática e Artes;

ASSUNTO: Os diversos  tipos de  preconceito existente na sociedade:

  • Motivos que levam  as pessoas a ter  atitude de preconceito;
  • Notar  as diferenças  físicas de cada um;
  • Como respeitar todos  da mesmas  maneiras;
  • Características física;

         OBJETIVOS:   Conhecer a diferença existente na sociedade;

  • Compreender  a  diversidade existente na sociedade;
  • Respeitar  a diferença de cada um;
  • Não discriminar  por causa de diferenças  físicas  e de cor, raça, religião;
  • Tratar todos da mesma maneira, valorizando a cultura de cada um;

         DESENVOLVIMENTO:  Elaborar um desenho da própria imagem  percebendo  característica  físicas como a cor do cabelo, da pele, altura, peso, religião.

        RECURSOS DIDÁTICOS:  Leitura e interpretação de texto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com