TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Ler é essencial, são através da leitura que descobrimos os nossos valores e examinamos os nossos conhecimentos, podemos nos transportar para outros mundos assim viajando nos pensamentos, viajem que ocorre dentro dos livros.

Os contos conseguem deixar fluir a imaginação e levar a criança á curiosidade, os contos na educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento emocional das crianças, pois através da história as mesmas podem se identificar com os personagens, e trabalhar o seu emocional, fazendo com que as mesmas possam lidar com os seus conflitos de forma positiva.

Desta forma a leitura dos contos na educação infantil se faz importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que os cercam.

O primeiro contato da criança com o texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, dos avós ou da professora, contando contos de fada, trechos da bíblia, histórias inventadas.

Ouvir histórias deve fazer parte do cotidiano escolar, pois esta atividade estimula o desenhar, o musicar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer de um texto.

A criança que tem acesso a livros terão a oportunidade de aprender a ler e terá acesso a escrita, uma forma de comunicação que permite acumular o conhecimento e transmiti-lo de geração a geração. É fundamental, na infância dar inicio a leitura, fazer com que a criança aprecie o livro de uma maneira diferente, que ela adquira o hábito pela leitura, é muito importante que elabore projetos literários com as crianças, podemos começar percebendo se a criança mostrou interesse pela obra que desejamos desenvolver.

Neste artigo iremos falar sobre os recursos que devem ser utilizados na escola, lembrando que a família deve estar sempre presente, ensinando os filhos a importância da leitura, falaremos também dos benefícios do conto na educação infantil e qual a sua importância no desenvolvimento de uma criança, pois é através do mesmo que as crianças desenvolvem a oralidade, conhecem outro mundo e começam a sentir interesse pelos livros.

Justificativa

O hábito de contar e ouvir histórias está sempre presente em nossa cultura brasileira, nos aproximando  do universo da leitura e escrita, ampliando o vocabulário e estimulando o imaginário.
As histórias permeiam desde o universo infantil até o adulto. Através delas, as tradições, os valores e toda a identidade dos povos puderam ser preservada, mesmo no tempo em que ainda não havia a escrita.

Por meio de uma linguagem da fantasia e do irreal, os contos de tradição oral despertam o imaginário e nos permitem experimentar o novo.

    As histórias divertem e esclarecem conflitos internos. Ter contato com histórias é uma das maneiras mais eficazes de fazer os alunos a entrar em contato com sentimentos como: amor, medo, raiva, abandono e inveja. Sentimentos estes que precisam ser lapidados para viverem em sociedade.

A narração oral tem o poder de evocar emoções de transportar a imaginação de tornar real fantasia, quem conta a história não conta só contos no sentido restrito de tempo, ele narra fábulas, lendas, mitos, capítulos de novela e romances. Por outro lado ouvir e ler historias é também desenvolver o potencial critico da criança é poder pensar, duvidar se perguntar, questionar, e se sentir inquieto querendo saber mais ou tentar mudar de ideia. Mais ao contrário de que muitos pensam, quem conta a história também se forma, não precisa nascer com esse dom, é aquele que conhece as técnicas para as narrar.

É importantíssimo em primeiro lugar quem está contando a história é gostar do texto se não gostar é melhor nem contar deixando-o de lado porque só conseguimos passar emoção e sensibilidade com o texto que gostamos se identificamos, e o importante também é o tempo de duração do texto, não pode ser muito longo, por que os pequeninos tem que ser natural ao contar nada exagerado, vozes tem que ser sutis.

Ao contar uma historia temos que narrar com o coração e sentir emoção ao contar história, vivenciar, usar o recurso próprio do corpo que é a expressão corporal, verbal, sonora, é preciso sentir a  historia que está passando.

O recurso visual é importante pois chamará a atenção das crianças, usar brinquedo,  usar uma roupa, usar algo que está escondidinho pra chamar a atenção dela, isso vai fazer com que desperte o interesse dela para ouvir aquela historia, ao contar é importante captar o interesse da criança, é prender a atenção, e o recurso auxilia muito no ato de prestar a tenção no que ela está ouvindo.

A criança tem que entrar no mundo do encanto, da maravilha no mundo do brincar e essa interação é muito importante na hora que os pais vão contar a história levar realmente a criança a esse mundo do encantado, mundo mágico, não importa se você está com uma figura, bonequinho, livro, mas o que vai fazer a magia o encantado é a alegria e o desejo de contar a historia e levar esse encanto para quem vai ouvir a historia , e através da imaginação a criança cria suas próprias imagens, seus jeitos de figurar seus personagens, cores, formas, isso é importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com