TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Litertatura

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

A literatura infantil esteve sempre presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita. Por meio de cantigas de ninar, brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. A partir do momento que as crianças chegam à escola, a literatura começa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos simbolos e da escrita.

Sabe-se que a partir do momento em que a criança acessa o mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, fazer descobertas e acaba ampliando a compreensão de si e do mundo que a rodeia. É aí que coordenadores e professores devem atuar em sintonia, fazendo com q o trabalho com a literatura infantil seja de forma dinâmica, por meio de práticas docentes que gerem estímulos e influenciando de maneira significativa o desenvolvimento de habilidades leitoras, orais e escritoras. A contação de histórias é significativa, pois proporciona momentos mágicos de valor educativo.

Livro: As aventuras de Pinóquio

Autor: Carlo Collodi

Enredo:

Um pedaço de madeira falante aparece misteriosamente na oficina de mestre Cereja. O marceneiro, apavorado, presenteia o amigo Gepeto com essa peça de madeira viva. Gepeto tem planos ambiciosos: fabricar uma marionete maravilhosa, capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração. Os planos do pobre marceneiro, porém, não se concretizam. Mal nasce, Pinóquio já começa com suas estripulias: arranca a peruca amarela de seu “pai”, e seu nariz começa a crescer até se tornar um “narigão interminável”. Daqui por diante, Pinóquio vai se meter em confusão atrás de confusão. Vende a cartilha que ganhou de Gepeto, escapa de ir à escola e vai parar no Grande Teatro de Marionetes. Ele se defronta com as artimanhas da Raposa e do Gato, que o levam para o Campo dos Milagres e tentam enforcá-lo. Do seu lado, estão o conselheiro Grilo-Falante e a Fada de cabelos azuis, que aparece para salvá-lo da armadilha do País dos Brinquedos, onde os meninos se transformam em burros. As aventuras de Pinóquio é a obra original de Carlo Collodi, publicada pela primeira vez em 1883. Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades.

conteudo

A história de Pinóquio tem início com a surpresa de um senhor, marceneiro, chamado Mestre Cereja. Percebendo que um pedaço de lenha possuía características humanas, ele entrega a seu amigo Gepeto, que o transforma em uma marionete. É um fato interessante: um pedaço de madeira com características humanas. Logo, nos vem a idéia do homem como coisa, que precisa ser esculpido, o homem aproximado ao animal quando não educado, chamando a atenção para a necessidade de culturalizar-se.

Percebe-se na história, que Pinóquio é um garotinho e isso é notável por causa do comportamento. Durante as suas aventuras, ele não se preocupa com o certo ou errado, ele sempre age de acordo com sua vontade, preocupando-se com a sua satisfação imediata. Ele é exatamente a falta do dever e da moral, procurando o prazer absoluto. Não tem compromisso com qualquer princípio ou regra, não se preocupa com qualquer coisa que seja.

importancia e função didatica

Segundo Piaget (1969), o processo de conhecimento das crianças se inicia

sempre desde pequena, com uma exploração dos objetos, quando pratica ações

sobre os objetos. Por isso, que o contato com os livros desde a educação infantil, é

muito importante pois contribuirão para a formação de novos leitores

É através do lúdico que a criança pode resolver conflitos, desenvolver suas reações pessoais e a linguagem. A instituição de Educação infantil deve ser um lugar agradável e seguro, onde se brinca. Precisa ser um espaço educativo, afetivo, estimulante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com