TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÚDICO- QUANDO?

Por:   •  12/8/2015  •  Monografia  •  7.251 Palavras (30 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 30

CLÁUDIA LEONICE GOETTMES

MARILENE DE CAMARGO

ROSELI DE FÁTIMA ALMEIDA ALLEBRANTE

LÚDICO: QUANDO?

CURITIBA

2005

CLÁUDIA LEONICE GOETTMES

MARILENE DE CAMARGO

ROSELI DE FÁTIMA ALMEIDA ALLEBRANTE

LÚDICO: QUANDO?

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia do Instituto Brasileiro de Pós – Graduação e Extensão – IBPEX.

Prof. orientador: Guacira

CURITIBA

2005

RESUMO

Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica / documental, tendo como título, Lúdico: Quando? e como tema: O lúdico e sua relação com o ser humano e o processo de ensino – aprendizagem. Assim, aborda-se como problema: Qual a importância, as contribuições e implicações da ludicidade no desenvolvimento integral da criança e suas relações com o processo ensino – aprendizagem? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é o de caracterizar a importância e as contribuições do lúdico no desenvolvimento integral da criança e suas implicações no processo ensino –aprendizagem. Para tanto, se faz necessário uma reflexão sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento integral do ser humano, visto que no momento social em que se vive, a infância, etapa da vida onde inúmeros conceitos são construídos de forma lúdica, pela interação, pelos jogos e brincadeiras espontâneas, vem sendo ignorada pelos adultos com quem a criança vive e até pelos próprios educadores nas escolas. O trabalho apresenta num primeiro momento um paralelo sobre a evolução do brincar, na seqüência, uma reflexão a respeito da relação entre a criança, o lúdico e a sociedade contemporânea. Já o capítulo seguinte aborda a importância  e a necessidade do lúdico na infância e posteriormente, como a ludicidade pode auxiliar no processo ensino – aprendizagem.

SUMÁRIO

Resumo.....................................................................................................3

1 Introdução..............................................................................................5

2 O brincar através da história..................................................................7

3 A criança, o lúdico e a sociedade contemporânea...............................10

4 Por que brincar?...................................................................................17

5 Lúdico na escola: perda de tempo ou preciosa ou preciosa ajuda?....22

6 Considerações finais............................................................................30

7 Referências..........................................................................................33

1- INTRODUÇÃO

O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, perpassa toda sua ida e é inerente ao mesmo. Nesse sentido, aborda-se nesse trabalho o tema: O lúdico e sua relação com o ser humano e o processo ensino – aprendizagem.

Como se pode perceber, vive-se em uma sociedade dominada pelo ato de consumir, já não se pensa mais, apenas se produz, reproduz e consome, podendo ser este um dos motivos pelos quais a infância vem sendo reduzida. As crianças estão se tornando adultas cada vez mais cedo, não havendo entre elas tempo para o brincar, para a criação, o riso e a fantasia, somente para o consumir.

O ser criança, onde a espontaneidade, a interação, a troca de experiências, as tentativas, hipóteses, erros, acertos, a fantasia e a alegria deveriam ser prioridade, vem sendo esquecidas até mesmo pela própria escola, que paralelo à sociedade capitalista e consumista vem contribuindo de forma relevante para o furto do lúdico na infância.

Com base nessa problematização, propõe-se uma investigação teórica sobre o lúdico e sua relação com o ser humano e o processo ensino – aprendizagem através de um estudo bibliográfico. O objetivo desse estudo é o de caracterizar a importância e as contribuições do lúdico no desenvolvimento integral da criança e suas implicações no processo de ensino – aprendizagem.

Esta monografia está organizada em capítulos, sendo que no primeiro consta uma abordagem sobre a evolução do brincar, no capítulo seguinte uma reflexão sobre a relação entre a criança, o lúdico e a sociedade. Já o capítulo posterior refere-se à importância e a necessidade do brincar na infância e na seqüência o assunto abordado é sobre como a ludicidade pode auxiliar no processo ensino – aprendizagem. Por último, são apresentadas as considerações fiais, onde se estrutura uma compreensão geral acerca do assunto abordado.

        

2- O BRINCAR ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Embora o brincar sempre tenha feito parte do cotidiano infantil, nem sempre lhe foi dada a devida importância. Faz-se necessário olhar o brincar através do tempo, pois a presença de atividades lúdicas desde os tempos primitivos tem se evidenciado pelos registros de brinquedos infantis em várias culturas, desde a pré-história, caracterizando-se como atividade fundamental, por ser intrínseca a alma humana, o que deixa claro que brincar é inerente à natureza de qualquer indivíduo, seja qual for a sua origem, sua época e faz parte de todo o seu percurso através dos séculos.

Antigamente, as brincadeiras eram transmitidas de geração para geração. Eram tidas como patrimônio cultural da comunidade e mesmo que indiretamente, essas transmitiam valores, hábitos e costumes de um grupo de pessoas.

Nas civilizações antigas, a exemplo de Egito e Grécia, o lúdico estava presente até no dia-a-dia dos adultos e era a família quem educava os filhos ensinando ofícios e artes. Devido à aprendizagem da escrita, aos poucos a educação foi deixando de ser tarefa da família e se tornando tarefa da escola, que já se preocupava com o ensino apropriado para esta idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com