TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculltaralismo

Por:   •  28/5/2016  •  Seminário  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Analise do PPP (Projeto Político Pedagógico)

Escola Visitada: Colégio Tecla

Ensinos: Infantil

             Fundamenta I

             Fundamental II

             Médio

Alunos por sala : Máximo de 25

Localização:

Rua: Augusto Gil n° 300 Vl. Dionisia

São Paulo/ SP cep: 02670-070

CNPJ: 04545206000158

Modelo do Colégio: Confessional (Religioso)

História do colégio


Desde criança a brincadeira predileta da dona Vânia Mussato, era brincar de escolinha, anos depois pedagoga formada, sonhadora e amando atuar como professora alfabetizadora passou no concurso e se efetivou em uma Escola Estadual. Mas a preocupação com os caminhos da Educação falou mais alto, e ela desejou montar uma escolinha infantil oferecendo a oportunidade para as crianças da comunidade cursarem a pré-escola com qualidade de ensino através de um preço acessível.

Com isso, em 1993, o Jardim Escola Bem-Me-Quer, foi inaugurado na Rua Augusto Gil no número trezentos e noventa e três. Foi um começo bem humilde, a casa era alugada e funcionavam apenas quatro salas sem muitos recursos. Mas a boa semente foi lançada, germinou e cresceu em solo fértil e ali ficaram trabalhando por dez anos, vivenciando momentos maravilhosos junto com os seus pequenos.

No ano 2000, houve a necessidade de uma ampliação surgindo o primeiro prédio próprio do Colégio Tecla e assim não era viável continuar com o nome “Bem-Me-Quer”, uma vez que iriam ter o Ensino Fundamental e o nome “TECLA” foi escolhido por seu valioso, significado: “Glória de Deus” em grego. Passo a passo, o colégio foi se consolidando como instituição de ensino séria, ganhando respeito da comunidade, ampliando o seu alunado e, consequentemente os cursos oferecidos.

Seguindo coerentemente seus princípios, o Tecla cresceu gradativamente, implementando uma nova série a cada ano, o que garantiu a realização plena de seus objetivos. Hoje, o Colégio Tecla tornou-se uma das mais consideradas instituições de ensino da região, pelo compromisso que tem com seus alunos, parceiros e pela qualidade dos serviços prestados. Em 2013, o colégio completou 20 anos de existência.

[pic 1]

Introdução

A análise foi feita do Colégio Tecla visando verificar se a instituição segue o que realmente esta descrito em seu PPP, foi analisado a parte que cabe a administração, pedagógica, espaço físico e aprendizagem.

Levando em consideração que o Colégio trabalha com um sistema de apostilado (Pitágora), busca-se analisar se o PPP é implantado e utilizado por seu quadro de funcionários, desde a gestão até o pessoal de limpeza.

Método da Pesquisa:

A análise do PPP e a comparação se realmente estava sendo cumprido o regulamento, foi através de visitas a instituição, foram realizadas duas visitas, na primeira foram até a instituição as alunas Adriana, Aparecida  e a Ednéia sendo atendidas pela coordenadora Márcia, já a segunda visita foram as alunas Flávia,  Jaqueline e Sueli sendo atendidas primeiramente pela coordenadora Márcia e depois pela representante de direção Sheila.

Datas das visitas:

foi realizada no dia 14/04/2016

 foi realizada no dia 15/04/2016

Ambas com horário marcado pela própria gestão do Colégio

Entrevista com a Coordenadora Pedagógica

Márcia Regina Sakurai Paschoal

1- Quais os objetivos vocês como escola buscam alcançar seguindo este Projeto Político Pedagógico?  

R: Buscamos o atendimento a todas as crianças para que conquistem e almejam o conhecimento e o desenvolvimento escolar “Para que todos Aprendam”.

2- Para a elaboração do PPP houve a participação comunidade escolar e de seus colaboradores?

R: Sim, já em sua elaboração até mesmo em atualização sempre a participação da comunidade escolar .

3- Todos os seus colaboradores tem acesso ao PPP, desde professores ate os funcionários da limpeza tem esse acesso?

R: Não é de domínio público, é um documento da secretaria, mas todos que queiram terão acesso inclusive os pais.

4- O PPP desta instituição é elaborado de quanto em quanto tempo?

R: Sempre que existe uma mudança, desde salas de aulas até nomenclaturas e emendas constitucionais há uma atualização no PPP, isso inclui até mesmo materiais didáticos, neste ano houve uma mudança devida passar para o método apostilado.

5- Quais estratégias por parte da gestão são utilizadas para o comprimento e efetivação do PPP no decorrer do ano letivo?

R: Em primeiro lugar a coordenação sempre atua juntamente com o corpo docente, com as crianças e os pais, Pra que isso aconteça à coordenação tem que ser o elo entre eles, e fazer com que a família participe e fazer com que os professores entendam que não estão sozinhos, ou seja, é interagir com todos e fazer que todos sejam um corpo só.

6- Quais são as áreas de recreação que o Colégio oferece para os alunos?

R: Pátios e Parques.

7- O que seria exatamente a disciplina de Ética? E como os alunos são avaliados?

R: Busca agregar valores, ensinar conhecimento, mas sem ter caráter avaliativo, é buscado que o aluno demonstre sua aprendizagem no desenvolvimento do seu caráter isso é a longo prazo, só assim saberá o que  realmente foi absorvido desta disciplina.

8- Qual é o método de Ensino aplicado na instituição?

R: Método Tradicional, mas que busca inserir competências e habilidades para seus alunos, pois, o material didático atende as necessidades preparando os alunos para o ENEM.

Entrevista da Representante De Direção

Sheila de Oliveira Lima

 1- Quais os objetivos vocês como escola buscam alcançar seguindo este Projeto Político Pedagógico?  

R: Respeito aos direitos humanos exclusão de qualquer tipo de discriminação nas relações interpessoais visando público e privado;

Igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis:

Participação com elementos fundamentais a democracia;

Co-responsabilidade com a vida social como compromisso individual e coletivo.

 2- Para a elaboração do PPP houve a participação comunidade escolar e de seus colaboradores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com