TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de alfabetização

Por:   •  11/4/2015  •  Dissertação  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

O método Sintético trabalha a parte oral e a escrita. Cada fase é vista de forma individual, passando pelas etapas de conhecimento das letras, divisões de sílabas, união de vogais com consoantes para a formação de palavras e enfim chegando à formação de textos. Com os ensinamentos de forma isolada a compreensão e criação de textos é desfavorecida, oferecendo a criança um vocabulário restrito.

O método Analítico é o contrário do Sintético. Conhecido como “olhar e dizer”, parte do princípio de que a leitura se dá de forma audiovisual. O aluno conhece a frase para depois retirar delas as palavras, e só assim a divide em partes simples, como separação de sílabas. Esse método incentiva as produções de texto com exploração de suas próprias idéias, ajudando a criança a desenvolver seus pensamentos.

O método clínico se difere dos outros dois por não enfatizar a alfabetização e sim a educação como um todo, avaliando o potencial da criança, tanto cognitivo como criativo, e assim conhecendo o nível do pensamento infantil.

Além desses métodos temos as abordagens: Construtivista e Histórico Social. A Construtivista argumenta a importância de praticas como o uso de cartilhas, mostrando que a inteligência é herança genética adquirida e desenvolvida através de sua evolução e contatos com pessoas alfabetizadas, enquanto a Histórico Social mostra que o essencial para aprendizagem são as condições sociais. Seu foco é na construção da fala, a leitura e escrita para o desenvolvimento mental induzindo a criança a observar um texto e elaborar atividades criativas e não cópias mecânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com