TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Vital

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

[Enter Post Title Here]

                                                                          RELATÓRIO - CASO CIBELE

Na Av. Manuel Ferreira Pinto nº 799 em Pirangi - SP, residiam o Sr. Mariano Albani e a Sra. Maria Ema Coracim Albani, casados, ambos aposentados.

No dia 26 de maio de 2000 faleceu o Sr. Mariano, D. Ema ficou sozinha morando no endereço acima. Deixaram quatro filhas: Eiva, Maria da Graça, Maria Tereza e  Maria Inês, todas residentes em São Paulo - Capital. A partir daí começamos a nos revezar, sempre ficando uma das filhas fazendo companhia para que ela não ficasse sozinha. Quem podia ia, outra tirava férias, sempre demos um jeito para que nunca ela nunca ficasse só. Quando foi em outubro do mesmo ano trouxemos para SP onde ficou até fevereiro de 2001. Uma das filhas ficou 3 meses direto em Pirangi, depois foi a outra e assim por diante. No início  de 2002 uma garota precisava de um  lugar para ficar  para poder  estudar, foi  morar  com a minha mãe. Shirley o nome dela.  Ajudamos como pudemos comprando roupas, calçados,  material escolar e  também algum dinheiro já que ela ajudava a minha mãe e  inclusive  dormia. Shirley  ficou até meados de 2003, depois mudou para Vista Alegre do Alto. Foi então que Cibele, desempregada, começou a dormir na casa da D.Ema (só dormir) porque D. Ema não queria alguém o dia todo com ela. Todos os meses uma de nós ia para ver se estava tudo em ordem, pagar as contas, pagar a Cibele, etc.

Em maio de 2004, nossa sobrinha Ana Cristina Albani (filha de um irmão nosso falecido) se separou do marido e foi morar com a D. Ema juntamente com seus dois  filhos sendo  desnecessária a presença da Cibele,  fomos para  Pirangi para saber do acontecido e  falamos com a Cibele que  íamos continuar dando aquele dinheiro todo mês pois não  sabíamos de quanto tempo seria a permanência da  Ana Cristina naquela casa. Cibele concordou, ganhou sem trabalhar até setembro de 2005, quando minha sobrinha se mudou. Cibele retornou e continuou dormindo com nossa mãe.

No dia 30  de maio de 2006, minha  mãe não passou bem. A Cibele levou até o pronto socorro, foi  diagnosticado pneumonia e  rapidamente nos contatou. No dia 01/Julho/2006 a filha Maria Inês foi pra Pirangi já com o aval das outras irmãs de contratar a Cibele que ainda estava desempregada, para saber se havia interesse em  ficar trabalhando direto (praticamente morando lá).  Oferecemos um salário  mínimo, registro  em carteira e  férias e as folgas  que a gente poderia conversar  posteriormente, disse também para  ela pensar e que voltasse com a  mãe dela D. Isabel no caso de uma  resposta afirmativa. No final da tarde apareceram as  duas, concordaram com o salário e folgas  posteriores mas  negaram o registro em carteira que segundo a D. Isabel seria  “gastar dinheiro à toa”, perguntamos porque ela não queria ser registrada ela  respondeu que não queria ter na carteira de trabalho um registro de “Empregada Doméstica” mesmo assim continuamos insistindo que seria importante o registro. Enfim começou definitivamente em 01/07/2006. Nesse tempo todo oferecemos ajuda para  concluir  o ensino médio, ajuda que ela nunca utilizou, várias  vezes oferecíamos para que aceitasse  o registro e nunca tivemos êxito nas conversas. Sugerimos a ela  fazer curso de  cuidadora pois assim ela teria o registro  sem ser de doméstica, ficava  só na conversa mesmo, porque nunca ela foi atrás de nada.

Não passava mais de 30 ou 40 dias sem uma de nós ir para lá nas usando nossas férias, feriados  prolongados ou mesmo as que não trabalhavam época, ficavam vários dias e todas as vezes ela ficava de folga. Então todo tempo que ficávamos em Pirangi a Cibele ficava de folga (folgas remuneradas), nunca descontamos  nada  do seu ordenado  mensal. Todos os finais de  ano Natal, Ano Novo a gente  passava lá com a minha  mãe, sempre  que  chegávamos quando tínhamos que procurar por ela dizendo que íamos embora e ela voltava. Sem contar que o mês de férias dela era de 30 dias  consecutivos, ficando sempre uma de nós para cobrir as férias dela.

Salário sempre reajustado acima da lei e nunca foi pago com atraso, nunca ficamos devendo 13º salário e também férias que foram em descanso (deixamos de pagar sim todos os 1/3 de férias que é de lei).

Tivemos que  aceitar muitas coisas: saía sem  avisar, largava a faxina  pelo meio e saía com o namorado, muitas  vezes o namorado dormia  com ela sem nosso consentimento,  a casa vivia  sempre com alguns bichinhos que trazia da casa dela, coelhos, passarinhos, ratinhos,  pintinhos,  porquinhos da índia, até montar um galinheiro, porque ela dizia que minha mãe gostava, porém quem cuidava éramos nós porque ela só alimentava, a limpeza ficava por conta. A gente aceitou tudo porque minha mãe gostava, estimava e defendia muito a Cibele. Então não adiantava discutir.

Quando, dia 12/abril/2014, D. Ema teve uma isquemia cerebral, ficou várias horas desacordada. Cibele nos avisou e imediatamente M. da Graça e M. Inês foram pra Pirangi. Quando chagamos já tinha voltado ao normal. Na segunda feira levamos ao médico que pediu vários exames. Desta data para cá nunca mais ela ficou  sozinha com Cibele, sempre tinha  uma de nós lá. Cada  dia a Cibele fazia menos,  sequer ela ajudava dar um banho. Alugamos cadeira de rodas, cadeira de banho, tudo para facilitar os  cuidados. Continuamos a nos revezar, cada uma  ficava o quanto podia, sempre largando nossas casas em SP, pagando faxineira, passagem de ida volta de ônibus. A situação começou a ficar difícil financeiramente e fisicamente. Porque já não confiávamos mais em deixar nossa mãe aos cuidados da Cibele.

No final de fevereiro de 2015 dispensamos, porque para nós ela não ajudava em nada e a despesa teria que ser cortada de alguma forma. Não questionou ser demitida, pois ela disse que queria mesmo sair, para fazer um curso de canto  em Monte Alto  (que segundo ela queria montar uma banda). Não voltou mais para trabalhar pois teve dengue e precisou fazer repouso (na casa dela). Em março resolvemos trazer minha mãe para SP até para dar um descanso para as filhas. Antes  de viajarmos para SP marcamos para  conversar e fazer um acerto.  Dia 21 de março de  2015 um sábado no dia marcado apareceu Cibele e o namorado. Os participantes da conversa Cibele e o namorado e do outro lado M. Graça, M. Inês e Leonardo Albani (neto da D. Ema).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com