TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO SUPERIOR E A REVOLUÇÃO DIGITAL: MOOCS, SPOCS, A MÍDIA SOCIAL, E O COME-COME

Por:   •  20/2/2021  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

O ENSINO SUPERIOR E A REVOLUÇÃO DIGITAL: MOOCS, SPOCS, A MÍDIA SOCIAL, E O COME-COME

Referências: KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael; GREEN, O ensino superior e a revolução digital: MOOCs, SPOCs, a mídia social, e o Come-Come. Harvard Bussiness School, fevereiro 2018. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS524/Biblioteca_44039/Biblioteca_44039.pdf. Acesso em: 26 de agosto de 2020.

Neste artigo, buscamos uma análise geral da evolução histórica e posteriormente, definir e classificar os conceitos-chaves do ensino a distância. Discutimos o melhor grupo-alvo em termos de estudantes, participantes e professores e propor esquemas correspondentes para o incentivo da motivação intrínseca dos alunos e para a escolha de um docente online eficiente. Mostramos também os benefícios que as instituições podem alcançar oferecendo ensino online à distância. E por último abordamos a conexão específica entre o ensino a distância e as mídias sociais, com foco na diferença entre MOOcs baseados em formatos de palestras tradicionais e os cMOOCs conectivistas.

Como a maioria de nós, poucas pessoas falaram sobre a desagregação do setor educacional, até mesmo aqueles que provavelmente consideraram a ideia como hipotética, como um futuro bem distante. Porém nos últimos anos a situação mudou. Industrias como as de música e viagens já foram impactadas e transformadas pela internet. Assim com o surgimento do ensino online á distancia para escolas de negócios e universidades em geral, apesar da aprendizagem ser por material pedagógico, precisa ser planejado e preparado por instituições educacionais, mas os alunos não estão fisicamente presentes nessas instituições, este processo é muito utilizado e facilitado por empresas que utilizam a tecnologia.

Acredita-se que com o surgimento de novos formatos educacionais irão fundamentalmente agitar as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior na próxima década e levar a falência para muitas delas.

Com a evolução histórica de aprendizagem à distância pode ser dividida em três períodos principais correspondentes à mídia utilizada: materiais impressos, televisão e internet, respectivamente.

A primeira universidade aberta fui fundada no Reino Unido que aumentou a aprendizagem por correspondência através do correio e da TV, com cursos residenciais e aulas de apoio em diferentes locais físicos. Este foi um marco para o início do segundo momento do ensino a distância, caracterizado pelo uso da TV interativa em vez de materiais impressos como meio-chave do ensino. O terceiro marco na história do ensino a distância foi a chegada do uso da internet para fins educacionais.

Um dos principais objetivos do artigo são as conceituações e definições do ensino à distância como qualquer forma de educação a alunos separados por distâncias. Além de serem separados pelo espaço, os alunos de ensino à distância também podem ser separados pelo tempo, ou seja, eles podem aprender a seu próprio ritmo, de acordo com seus horários.

O aprendizado à distância pode ser facilitado por uma ampla gama de mídias, incluindo, entre outras, correspondências de cartas, rádio, TV, telefone ou internet.

Focamos em dois tipos específicos de ensino á distância realizados online – MOOCs e SPOCs – que diferem principalmente nos tamanhos das populações estudantis ás quais atendem. Um MOOC é um curso online de acesso aberto que permite a participação ilimitada (maciça). Um SPOC é um curso online que só oferece um número limitado de lugares e, portanto, requer alguma forma de inscrição formal.

Quando falamos na possibilidade de aprender sem ser dependente do tempo e do lugar e com custo quase zero faz com que a participação em um MOOc seja adequada a todos, embora tenha algumas limitações a respeito deste princípio.

Assim os provedores de ensino online à distância podem fazer para aumentar a atratividade dos MOOcs para uma população maior e torna-los um meio que realmente pode educar em massa, propondo o esquema 5C para impulsionar a motivação intrínseca, como: Compromisso, desafios, controle, competição e contemporaneidade.

Precisamos entender que o aprendizado online à distância não é para qualquer tipo de aluno e certamente também não é para qualquer tipo de professor. Para isso, refletimos nosso esquema 5C para ajudar escolher um professor online eficiente: Carisma, Competência, Constância, Compensação e Contribuição.

Para conseguimos bater a meta de aprendizagem, precisamos identificar vários benefícios e razões para o desenvolvimento no sentindo de uma universidade ou um provedor de ensino a distância, através de melhorar a relação custos/receitas; construir a equidade da marca e o conhecimento da marca; criar flexibilidade e escolhas; desenvolver inovações pedagógicas; entender a educação e a democratização do conhecimento.

Para garantir a qualidade de qualquer tipo de atividade docente, é importante estar disponível uma MOOC em escala global e ser acompanhada por milhares de pessoas. Isso cria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com