TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio e Desequilíbrio

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Metodologia 

1ª etapa

- Equilíbrio e desequilíbrio: desequilibrar o colega que está de cocas no chão, fazendo que ele desequilibre e sente ao chão.

- Força: cabo de guerra.

- Rapidez, agilidade e atenção: acertar com rapidez uma parte do corpo do oponente, que, por sua vez, tenta se defender. 

- Conquista de objetos e territórios: pegar vários pregadores que estão presos no ombro, nas pernas e em outras partes do corpo do colega, que por sua vez tenta se esquivar. 

- Combate: combate com barbantes, realizado em duplas. Cada aluno ganha um pedaço do material e prende uma ponta na cintura. O objetivo é roubar o fio do adversário usando apenas uma mão. O outro braço deve ficar para trás. 

- Reter, imobilizar e livrar-se: o objetivo é desequilibrar o oponente usando os braços e as mãos e segurá-lo sentado no chão durante cinco segundos. Caso ele consiga se livrar antes, o confronto continua.

Desenvolvimento

2ª etapa

Publico Alvo: Alunos do ensino Fundamental e médio.

Conteúdo: Lutas.

Objetivo: Propiciar conhecimentos e vivências da disciplina lutas, apresentando fundamentos básicos da modalidade.

Desenvolvimento: Começar as vivências com os elementos básicos das lutas, sempre levantando um debate ao final de cada atividade realizada, dialogar com os alunos os conceitos: atitudicional: (Valorizar e apreciar as atividades motoras, percebendo-as como um recurso para usufruto do tempo disponível, e de valores e atitudes gerais como responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação, sociabilidade, disciplina, entre outros), procedimental: (vivenciar situações de jogos e brincadeiras de lutas que proporcione e beneficie o agarrar, a ginga, as quedas e outros movimentos), conceitual: (trabalhar as seguintes questões: o que é lutas? E quais as suas principais características e seus golpes).

Estratégias: Ampliar aos alunos uma compreensão e entendimento de lutas, assim como desenvolvem nos alunos senso crítico, equilíbrio físico e mental,  superação de obstáculos, além de aprenderem a lidar com regras e objetivos, tanto coletivo quanto individual.

Materiais utilizados: Materiais: Quadra de esportes, sala de aula, Cordas, Bexigas, cordão ou fita, Cronometro e Apito.

Tempo estimado: 12 aulas

Avaliação: No momento das vivências, observe como os aspectos força, agilidade e equilíbrio são explorados e percebidos pelos alunos, depois proponha que reflitam coletivamente sobre as apresentações realizadas, a postura dos componentes de cada grupo ao apresentar o trabalho, como eles lidam com a derrota e a vitória, aprendem que a união faz a força ou não.

Atividades propostas (projeto de aulas).

Desequilíbrio e equilíbrio: Empurra-purra agachado.

Os alunos divididos em dois grupos de números iguais, ficando cada grupo paralelo ao outro, ao comando do professor os alunos deverão ficar a uma distância de aproximadamente 100 cm a frente um do outro, agachados de cocas, ficando de mãos dadas com o colega do outro grupo, ao sinal do professor os alunos terão que desequilibrar seu colega a fazê-lo sentar. Lembrando que todos deverão esperar o sinal do professor e não podendo fica em pé. A brincadeira chega ao fim, quando após todas as duplas tiver um vencedor.

Alunos em dupla, em pé, de mãos dadas, somente com um pé no chão. Tenta desequilibrar o colega fazendo o mesmo tocar com o pé que não está apoiado no chão. Vence quem conseguir mais vezes com que o colega toque o chão.

Força: cabo de guerra.

Os alunos se alinham como jogadores uns atrás dos outros, segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um dado sinal do professor, os alunos começam a puxar a corda. Ganha os alunos da equipe que se apossar dela toda, ou que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de um período de um ou dois minutos.

Conquista de objetos e territórios: Estoura balão.

Os alunos deverão ficar em duplas, cada um deles colocará em seu tornozelo um Balão, preso por uma fita, de forma que não se desprenda. Em seguida as duplas deverão colocar as duas mãos no ombro de seu colega, e ao sinal do professor, os alunos deverão alcançar e estourar os balões que estão no tornozelo de seu colega sem deixar que o mesmo estoure o seu. Lembrando que não é permitido tirar as duas mãos ao mesmo tempo do ombro de seu colega e nem interferir com os braços no ataque do seu adversário, sendo sua única defesa empurrá-lo pelo ombro. A brincadeira chega ao fim, quando após todas as duplas tiver um vencedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com