TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.089 Palavras (45 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

O LÚDICO COMO FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação da Faculdade Paulista- UNIP Interativa, como parte dos requisitos para obtenção da Graduação em Pedagogia.

O LÚDICO COMO FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação da Faculdade Paulista- UNIP Interativa, como parte dos requisitos para obtenção da Graduação em Pedagogia.

Aprovado em:

DEDICATÓRIA[pic 2]

Dedico este trabalho primeiramente a Deus que está sempre presente em minha caminhada, aos meus pais que sempre se esforçaram para que eu tivesse uma boa educação. Não posso deixar de citar meus companheiros de curso que me incentivaram nessa nossa jornada.

[pic 3]

AGRADECIMENTOS

À nossa família que com muita paciência, perseverança, motivação, apoio, esforço e amor que nos permitiram chegar até aqui. Aos meus professores pelas trocas de experiências, compreensão, disponibilidade, confiança e por despertar-me o interesse pela pesquisa científica.

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

INTRODUÇÃO        08

CAPÍTULO I – A CONCEPÇÃO DO JOGO ATRAVÉS DOS TEMPOS         10

1.1. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil, dentro da perspectiva construtiva        12

1.2. Valorizando a diversidade de brincadeiras        14

CAPÍTULO II – USAR O JOGO E AS BRINCADEIRAS PARA FAVORECER AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS        17

2.1. O papel do educador frente às práticas lúdicas        25

2.2. A participação dos pais na vida escolar dos filhos        26

CAPÍTULO III- O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        29

3.1. Prática Pedagógica        31

3.1.1. Berçário I –crianças de 4 meses a 1 ano e 8 meses        32

3.1.2. Berçário Il –crianças de 1 ano e 8 meses a 2 anos        32

3.1.3. Maternal I-  crianças de 2 anos a 2 anos e 11 meses        33

3.1.4. Maternal II- crianças de 3 anos a 3 anos e 11 meses        34

3.1.5. Pré I-  crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses        35

3.1.6. Pré II-  crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses        35

3.2. Jogos e brincadeiras        36

3.3. Pontos positivos e negativos dos jogos e das brincadeiras        37

3.4. Tipos de brincadeiras no desenvolvimento da criança        38

3.5. O lúdico no dia-a-dia        38

CONSIDERAÇÕES FINAIS        41

REFERÊNCIAS        42

RESUMO [pic 6]

 Desde o início dos tempos os jogos, as brincadeiras e os brinquedos estiveram presentes no mundo das crianças, as atividades lúdicas são instrumentos de motivação, pois é através do lúdico que a criança constrói e exercita suas habilidades de uma forma espontânea. O lúdico propõe à criança a comunicação com o mundo e consigo mesma, estabelece relações sociais desenvolvendo se integralmente e construindo o conhecimento.

Capacidades importantes são desenvolvidas com o jogo e a brincadeira na vida social e afetiva durante a infância, muitas são as vantagens de se aprender de forma lúdica. É fundamental que o professor saiba organizar espaços e brincadeiras que proporcionem satisfação e consequentemente aprendizagem, o docente como principal responsável pela organização deve saber o valor da brincadeira para o desenvolvimento, mesclando brincadeiras com as aulas cotidianas.

O ambiente de aprendizagem deve ser favorável proporcionando alegria, prazer e movimento no ato de brincar. A criatividade é fundamental para se trabalhar a ludicidade na educação infantil, o aprendizado aliado aos jogos e as brincadeiras podem ser marcantes e inesquecíveis para as crianças.

         

Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, lúdido, ensino e aprendizagem

ABSTRACT[pic 7]

Since the beginning of the game time, the games and toys have been present in the world of children, play activities are instruments of motivation, it is through the playful child builds and exercise their skills in a spontaneous way. The playful child proposes to communication with the world and with itself, establishes social relations developing fully and building knowledge.

Important capabilities are developed with the game and play in the social and emotional life during childhood, many are the advantages of learning through play. It is essential that the teacher knows how to organize spaces and games that provide satisfaction and consequently learning, teaching as primarily responsible for the organization should know the value of play for development, mixing jokes with everyday classes.

The learning environment should be favorable giving joy, pleasure and movement in the act of playing. Creativity is fundamental to work playfulness in early childhood education, learning combined with the games and the games can be striking and memorable for children.

Keywords: Games, teaching and learning

INTRODUÇÃO

A vontade de brincar surge na infância, a brincadeira, o brinquedo e os jogos trazem a realidade para o mundo infantil, desenvolvendo assim as habilidades. A criança nesse novo mundo poderá imaginar, criar, recriar, associar e se descobrir brincando ao se relacionar com outras crianças, sendo capaz de aprender a trabalhar individualmente e em um grupo. A criança quando brinca se desenvolve física, psíquica, socialmente e auxilia no controle da agressividade nas convivências diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.1 Kb)   pdf (349.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com