TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conteúdo do procedimento de treinamento

Pesquisas Acadêmicas: O conteúdo do procedimento de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Podemos considerar como procedimento de ensino tudo o que o educador utiliza como meio para levar o conteúdo para os alunos.

A forma como o educador apresenta o conteúdo é de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem ¹.

O procedimento de ensino deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Qual é o melhor caminho para levar este conhecimento para os alunos?.

Outro aspecto importante dentro do desse procedimento de ensino é verificar se ele contribui para alcançar os objetivos propostos. Os procedimentos e métodos de ensino não devem ser vistos como um mero passatempo ¹.

É preciso pensar no público-alvo e prever se no local existem as condições adequadas para aquela aula.

O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais ¹.

Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com “coisas”, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretende construir ¹.

Portanto, o procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando entre outros ¹.

Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar ¹:

Adequação das competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se, as características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas), a infraestrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível.

OBJETIVO

Identificar a importância dos procedimentos de ensino na atuação do profissional Nutricionista.

DESENVOLVIMENTO

Com base nos procedimentos de ensino, podemos conhecer e avaliar os métodos de ensino. Todos os educadores, independente de que área atue, precisam estabelecer objetivos, para que possam passar o conteúdo de forma que todos os educandos, seja qual for sua classe social, sua experiência com o assunto estudado, seu conhecimento, entenda de forma clara e objetiva o assunto citado. E o mais importante não impor nada para os educandos ². Para que possamos começar a conhecer mais sobre esse assunto, temos que fazer uma pergunta: o que é necessário para ensinar? Para se obter essa resposta, podemos utiliza as estratégias que são meios disponíveis para atingir os objetos específicos. Assim como os métodos que são roteiros gerais para a atividade, há também a técnica que é a operacionalização do método ².

Já os procedimentos, busca descrever as atividades desenvolvidas, assim nos procedimentos de ensino existem vários tipos de aulas, dependendo do objetivo da aprendizagem, pode ser aula expositiva, discussão e debate, estudo dirigido, seminário e estudo do meio ².

Na aula expositiva, o conhecimento deve ser passado com clareza, objetividade, procurando manter os educandos em atitude reflexiva. É necessário que o educador use o diálogo com seus educandos, ilustrando de maneira adequada o conteúdo². (Ex. uma sala de aula, o educador, transmite um assunto com muita clareza, não imponha conteúdo, e sim use o diálogo, de forma que consiga transmitir informações e conhecimentos e não impor nada para os educandos, podendo usar slides, ilustrações e outros).

Já nas aulas de debate e discussão em grupo, há a oportunidade de trocar ideias e opiniões, desenvolvendo práticas de convivência. As principais finalidades são a de que os educandos comecem, a saber, a melhor forma de se expressar, capacidade de liderança, criatividade, senso critico, aprender a ouvir e aceitar opiniões contrárias a sua, entre outros³. (Ex. Uma sala de aula, não com um número tão grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com