TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de frutas em problemas matemáticos

Pesquisas Acadêmicas: O uso de frutas em problemas matemáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Apresentaremos nesse trabalho quatro momentos de aula com os alunos do terceiro ano, envolvendo a inclusão que será trabalhada através das frutas. Trabalharemos principalmente as matérias de português e de matemática. Na matéria de português através de um texto “Salada de Frutas”, será desenvolvido diálogos falando sobre as diferenças que existem, quando nas aulas será trabalhado com as frutas.

Já nas aulas de matemática serão usadas as frutas nos problemas matemáticos, e com elas serão feitas varias contagens das frutas, pelas cores, tamanhos, formas diferentes que cada uma possui.

Haverá vários momentos que será utilizada aulas com dinâmica com o objetivo de trabalhar com todo o grupo de uma forma divertida onde todos os farão com mais energia.

Os alunos deverão interpretar as questões e situações, e por intermédio de associações e assimilação avançarão um pouco mais no processo de ensino e de aprendizagem.

O tema adotado para trabalhar o assunto inclusão, será sobre a diversidade das frutas. A intenção é fazer com que os alunos realizem uma observação e em conseqüência uma comparação da diversidade das frutas com a diversidade que também há entre os seres humanos. Possibilitando assim, que venham a refletir e evoluir seus pensamentos, conceitos e idéias.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Trabalharemos com a turma do 3º ano. As matérias utilizadas em nossas aulas irão ser as de português e de matemática.

Português: No primeiro momento será feita a leitura do texto Salada de Frutas, onde os alunos poderão perceber e analisar as diferenças que existem nas frutas e em conseqüência disso, os alunos irão constatar também as diferenças existentes na sala de aula entre os colegas.

Em seguida os alunos serão divididos em duplas onde os mesmos receberão frutas diferentes, a partir desse momento serão instruídos pela professora para que observem as características de cada fruta, como por exemplo: cor, tamanho, cheiro, peso. Após essas observações as duplas deverão conversar entre si e compartilhar com os demais as suas constatações.

Logo após será feito um enorme circulo com os alunos em sala de aula para que todos se sintam a vontade, onde a professora irá realizar uma dinâmica onde o assunto a ser debatido será as semelhanças e as diferenças de todos que estão reunidos. A partir disso serão feitas apresentações com fantoches. A professora irá explicar passo a passo aos seus alunos como deverão proceder. O assunto principal dessas apresentações terá seu foco nas diferenças e em como elas devem ser compreendidas por todos, onde os alunos demonstrarão que os seres humanos, assim como as frutas possuem uma grande diversidade.

No segundo momento da aula de português, entre os alunos serão divididos pedaços de cartolina onde os mesmos irão desenhar a fruta que mais gostam e colocar no papel as suas qualidades, posteriormente será feito um mural no pátio da escola para expor o trabalho feito. Logo após a professora irá orientar os alunos que a partir do texto que foi lido: Salada de Frutas, os mesmos elaborem um dialogo entre duas frutas em forma de texto, onde o principal assunto seja a diversidade. Com o término do texto os alunos deverão se preparar para apresentar para a turma o diálogo que será feito. No término da aula a professora pedirá para que todos prestem atenção, pois ela irá ler um texto explicando sobre as diferenças, onde todos irão constatar que somos diferentes uns dos outros e que todos temos o direito de ser feliz, seja como for. Aceitem as diferenças. Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença.

No terceiro momento trabalharemos com a disciplina de matemática através de cálculos e problemas matemáticos, usando como tema principal as frutas em todas as atividades.

No primeiro momento serão passadas aos alunos diversas questões de adição. Por exemplo: Maria foi à casa de sua avó com uma cesta com dez maças, pelo caminho encontrou João que lhe deu mais sete maças. Com quantas maças Maria chegou à casa da vovó?

No segundo momento serão trabalhadas questões de subtração. Como por exemplo: João foi à feira e comprou vinte laranjas, mas indo para a escola ele ficou com fome e comeu três laranjas, com quantas laranjas João ficou?

No quarto momento os alunos serão levados ao pátio da escola, onde farão a contagem de diversas frutas que estarão reunidas em uma grande tigela.

Os alunos irão separar as frutas de acordo com os seus respectivos tamanhos, cores e formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com