TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA TEMÁTICA III FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS

Por:   •  7/10/2019  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

CAMILA ABDALA ALVES

FABIANA ABDALA VEIGA

PEDAGOGIA

4º SEMESTRE

OFICINA TEMÁTICA III

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS

JABOTICABAL – SP

2019

Aqui, fazemos uma reflexão e uma relação entre o filme “Patch Adans- o amor é contagioso” e o texto de Dinora Tereza Zucchette e Eliana Perez G. de Moura, “Educação não escolar: Gênese de um novo modo de educar”, pensando em estratégias pedagógicas alternativas, mostrando que existem possibilidades de novos movimentos pedagógicos formalizando essa nova área e enfatizando um novo educador, o social.

Nós, professores, somos responsáveis por formar sujeitos e saberes. Assim, é necessário pensar em um campo de possibilidades que intensifique a transformação social, buscando sempre reagir e superar os apelos da sociedade.

O professor deve levar em consideração a sensibilidade e os sentimentos de seus alunos, ao tentar implementar  seu novos métodos, buscando sempre o sucesso destes.

 Levar aos alunos métodos diferentes, fora do que se diz tradicional, pode se provocar insatisfação por algumas pessoas, porém é necessário ser persistente, nenhuma mudança é fácil.

Por mais que a escola forneça todos os recursos possíveis em uma grande estrutura, de nada adianta sem humanidade.

Podemos nos fazer questionamentos como, de que forma podemos tornar docentes mais humanos? Como ajudar a reverter as dificuldades de seus alunos? É necessário abrir estas e outras questões que nos guiem à sanar as dificuldades e levar as respostas ao auxilio do êxito na implementação de novos métodos; podendo fazer com que estes não contribuam somente com os seus alunos, e sim com os alunos de seus colegas de trabalho.

Outro ponto que afasta professores de alunos é a ideia de que o professor possui de superioridade, assim, é necessário extinguir estra prepotência que ainda impera em algumas cabeças, com humildade e respeito.

Alunos que são tidos como “caso perdido” e que não tem mais solução, podem ser ajudados se esta prepotência acabasse e prevalecesse o bom relacionamento com os alunos.

A educação esta além do que se aprende na escola. O saber acadêmico engloba da experiência, das vivencias do dia a dia.

 O apoio das Ciências Humanas e Sociais sustentam as experiências realizadas. O saber acadêmico cede lugar a experiência, de como o educador vê o mundo, assim, a prática constrói a teoria, tornando-se uma pedagogia de manualidade. Um exemplo disso é o professor utiliza de dinâmicas, tratando de assuntos políticos, viagens ou de interesse do aluno.

Na escola se tem um objetivo a curto prazo para atingir, então, se obrigam a passar conteúdos para que isto aconteça. Não que no socioeducativo não se tenha tarefas e objetivos, porem são a longo prazo, apenas não se prendendo a uma estrutura fechada, onde os alunos gostam e se sentem bem em estar ali.

A emergência de um novo educador faz-se debater sobre a mediação pedagógica, visando não somente a relação entre o aluno e o professor, mas também no próprio contexto social.

Assim, pode-se concluir também que o docente precisa ser humilde, pensar em seu currículo, adequando-o à realidade dos cursos, pensando na teoria e na prática, onde podemos perceber que o que se estuda muitas vezes não condiz com o que entramos na prática. A frustação, desistência e desanimo prevalecem, ao invés da certeza e vontade de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com