TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Alfabetização

Por:   •  15/4/2018  •  Resenha  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira

Métodos de Alfabetização

Ângela Amorim Antunes de Oliveira

 Metodologia                    Professora: Lilian Jardim  


Métodos de Alfabetização

Os métodos de alfabetização nada mais é que o caminho, as ferramentas que o professor irá utilizar para alfabetizar seus alunos.

Neste trabalho irei falar um pouco dos métodos mais usados.

  1. Método Sintético

O método sintético estabelece uma relação entre o som e escrita. Neste método o aprendizado ocorre lera por letra ou silaba por silaba e palavra por palavra.

A aprendizagem através deste método se dá pela repetição e memorização, o que não permite ao aluno pensar e agir por si só, pois todo conhecimento já vem pronto cabe a ele seguir as regras para por em prática.

Por outro lado as repetições desse método fazem com que o aluno adquire uma ortografia perfeita.

Há três tipos de métodos sintéticos: o alfabético, o fônico e o silábico.

1.1 - Método Alfabético

No Método Alfabético a criança aprende primeiro as letras, depois de conhecer todas as letras do alfabeto ela aprende a formar silabas juntando as consoantes com as vogais para depois formas palavras. Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra.
Por exemplo, a palavra casa soletra-se assim c, a, ca, s, a, sa, casa.

Este método é muito criticado pela decoreba e repetição dos exercícios o que tornaria a aula entediante para as crianças e também por não dar aberturas para a bagagem de conhecimento que a criança trouxe de casa.

Por ser um método de fácil aplicação, ainda é bastante usado em algumas regiões do país.

[pic 1][pic 2]

1.2 - Método Fônico

No Método Fônico parte dos sons das letras. A criança aprende qual letrinha faz “aquele” som quando ela fala a palavra. A criança junta o som da consoante com o som da vogal para formar as sílabas.

A maior critica a esse método é pelo nosso idioma por causa de palavras com som igual e letra diferente, como cheque e xeque, seção e sessão. Por outro lado, como não usa a repetição exaustiva, permite atividades mais criativas e próximas do universo da criança.

[pic 3]

[pic 4]

1.3 - Método Silábico

 No Método Silábico a criança prende primeiro as famílias das silabas para formar palavras, sempre é ensinado das silabas mais fáceis para as mais difíceis.

Esse método parte de um principio facilitador: quando falamos não emitimos sons de uma letra isoladamente e sim silabas.

Este método assim como o silábico é muito automático por causa da repetição dos exercícios.

 

[pic 5][pic 6]

2 - Método Analítico

O método Analítico defende que a leitura é um ato global e audiovisual. O professor começa a ensinar partindo de unidades completas de linguagem para depois dividi-la em partes menores. Exemplo: Frases, palavras, Silabas, Letras.

Este método pode ser dividido em três tipos: Palavração, Setenciação e Global.

2.1 - Método Analítico Palavração

Como o próprio nome já diz o professor parte de uma palavra com sílabas simples que será memorizada pelos alunos e em seguida partida em sílabas. O professor pode utilizar cartazes com palavras e suas ilustrações.

[pic 7][pic 8]

2.2 - Método Analítico Sentenciação

Esse método o professor ensina através de frases inteiras que serão divididas em partes menores como palavras, silabas e letras.

O professor pode formar as frases junto com seus alunos deixando a aula mais dinâmica e atrativa.

[pic 9][pic 10]

2.3 - Método Analítico Global

Esse método é uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas frases, palavras e silabas, para depois possa formar novas palavras.

O professor pode criar pequenas historias com seus alunos para tornar a processo de aprendizagem mais fácil.

Alguns críticos dizem que com esse método a criança não aprende, apenas decora o que lhe é ensinado.

[pic 11][pic 12]

3- Método Construtivista

Inspirado nas ideias de Jean Piaget procura instigar a curiosidade dos alunos, uma vez que o professor atua como mediador, estimulador para que o seu aluno encontre as repostas a partir de sua bagagem de conhecimentos e de suas vivencias com os colegas.

Este Método vê o aluno como protagonista de seu aprendizado cabe ao professor e a escola criar um ambiente estimulador, em que a criança possa brincar, errar, aprender e questionar.

O método construtivista é dividido em etapas em que a criança passa em seu processo de alfabetização, essas etapas são os chamados níveis conceituais linguísticos.

Níveis Conceituais Linguísticos

São cinco níveis conceituais linguísticos que a criança passa em seu processo de alfabetização. Esses níveis não estão relacionados à idade da criança e sim do amadurecimento psicológico de cada um. São eles: o pré-silábico (dividido em fase pictórica, fase gráfica primitiva e fase pré-silábica), nível intermediário I, nível silábico, nível intermediário II ou silábico-alfabético e, nível alfabético.

3.1 - Pré Silábico

Esse nível é dividido em três fases pictórica, fase gráfica primitiva e fase pré- silábica.

A fase Pictórica é representada pelas garatujas, que são desenhos ilegíveis que mais tarde passarão a ter forma como bolinhas.

[pic 13][pic 14]

3.1.1 - Fase Gráfica Primitiva

Nessa fase a criança começa a diferenciar o escrever e o desenhar, como não sabe ainda escrever corretamente ela começa a misturar rabisco, letra e desenho com a intenção de escrever.  Criança também já é capaz imitar o adulto lendo e de interferir em uma estória contando do seu jeito através das ilustrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (862.1 Kb)   docx (707.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com