TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Alfabetização

Por:   •  17/6/2021  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  81 Visualizações

Para concluir as apresentações, irei fazer algumas abordagens sobre 3 métodos de alfabetização, no caso, o Método Fônico, o Método Global e o Método construtivista.

Método fônico

O método fônico consiste em orientar a criança na consciência fonológica, dessa forma, prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, no caso, dar prioridade ao ensino da pronúncia e do reconhecimento dos sons das letras, assim, são ensinados os sons dessas letras, inicialmente as vogais e, posteriormente, as consoantes para então serem trabalhadas a utilização desses fonemas na formação das sílabas e palavras.

Método global

Diferentemente do método fônico, o método global consiste em iniciar o processo de alfabetização diretamente pelo reconhecimento das palavras, dessa forma, tudo começa à partir do contado do estudando com o texto e, posteriormente, é que esse texto será fragmentado em palavras e frases para serem identificados pelos alunos.

Método Construtivista

Esse método apresenta um ensino mais claro e objetivo, dessa forma, o aluno é tido como um ser ativo, pensante e crítico. Esse método considera que a aprendizagem da criança inicia-se muito antes de a criança ingressar na escola, tendo em vista que a criança já tem alguns conhecimentos como a linguagem verbal, a qual foi construída nas relações com as pessoas próximas à criança. Esse método visa a interação e a participação do aluno no seu aprendizado, dessa forma, a criança é incentivada a expressar e falar o que estão sentindo e pensando, assim como, são incentivada a encontrar as respostas para os mais variados desafios que lhes são apresentados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com