TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Planinhos de Aula

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE AULA 1

DATA DE APLICAÇÃO: Outubro de 2020

ESCOLA: C.E.I.Cidade Encantada.

INTEGRANTES DA EQUIPE: Rafael Feijo Pereira Américo

DISCIPLINA: Natureza e Sociedade

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: Pré I

DURAÇÃO: 2 horas

OBJETIVOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

AVALIAÇÃO

RECURSOS

REFERÊNCIAS

 Comparar diversos tipos de animais através da observação. Identificar as características específicas de alguns grupos de animais. Identificar  animais da fazenda  aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat   dos animais.

Mora dia (habitat)  Alimentação Sequência de figuras; . Recorte e colagem. Músicas e  Mímicas . Histórias com fantoches

Sensibilização: Roda de conversa para levantamento do conhecimento do aluno em relação ao tema,

Desenvolvimento: 1- Leitura: Arca de Noé usando fantoches; 2-Listar animais conhecidos presentes na arca; 3- Conversa: Os animais sempre existiram? -Eles eram os mesmos que existem hoje? - Trabalhar as características dos animais citados pelos alunos. 4- atividade lúdica: colar algodão no coelhinho e na ovelhinha( desenho xerocado); Atividade de fixação: Música: Seu Lobato( dançar fazendo mímicas; Brincadeira: caixa surpresa dos animais

Sensibilização: -30 minutos; Desenvolvimento: -1 hora; Atividade de fixação: -30 minutos

Observar se a criança conseguiu distinguir os diversos tipos de animais, as suas características, e enfim tudo o que lhe foi apresentado durante as atividades; notar se mostrou interesse, se gostou das atividades e

Livro da arca de no é; Fantoches de animais; Folhas; Impressora; Internet; Algodão; Cola; Pendrive; Aparelho de som; Caixa de papelão; Tesoura; Ursinhos de pelúcia.

http://lourdesmazini.

blogspot.com/2016/04/plano-de-aula-20-dias-conteudo.html

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: Apresentar-se para a turminha; cantar a musiquinha: "Bom dia coleguinha como vai”; pedir que formem um círculo de mãos dadas e que sentem-se para iniciar um diálogo sobre o tema que será ministrado e perceber o que eles já sabem. Desenvolvimento: Iniciar a aula contando a história “A Arca de Noé" usando fantoches de animais chamando a atenção da criança cada vez que for falado sobre algum animal; em seguida comentar sobre o que foi contado e perguntar quais animais estavam na arca e de qual eles mais gostam, se tem como animalzinho de estimação; levar o aluno á imaginar desde quando existe os animais e se eles eram diferentes de hoje e como viviam; Aproveitar e esticar a conversa os deixando adivinharem as principais características de alguns animais citados. Botando a mão na massa: colocar os alunos em grupinhos nas mesinhas e entregar atividade do coelhinho e da ovelhinha e ajudá-los a colar algodão no seu corpinho; colocar no mural da sala. Atividade de fixação: colocar a música "Seu Lobato" e dançar com eles fazendo gestos; brincar com a caixa da surpresa: que animal é este a criança deverá por a mãozinha dentro da caixa e tocar no ursinho e tentar adivinhar que animal é, depois de falar retirar e ver se acertou.

PLANO DE AULA 2

DATA DE APLICAÇÃO: Outubro de 2020

ESCOLA: C.E.I.Cidade Encantada.

INTEGRANTES DA EQUIPE: Rafael Feijo Pereira Américo

DISCIPLINA: Natureza e Sociedade

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: Pré I

DURAÇÃO: 2 horas

OBJETIVOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

AVALIAÇÃO

RECURSOS

REFERÊNCIAS

Identificar os membros da família; Perceber as diferenças e semelhanças entre os familiares; Despertar a curiosidade em conhecer a história da família de cada um e entender que devemos amar e respeitar todas elas inclusive a sua.

A família e a sua importância; que m eu sou na minha família; membros da família.

História contada em vídeo " O livro da família!" Conversar sobre as diferente s composições familiares. Famílias numerosas, as raças, comemorações, culturas, diferenças e semelhanças, enfim conversar sobre o tema proposto . Atividade pedagógica: usar bolinhas de papel crepom coloridas para cobrir o desenho da árvore da família que depois será colocado em um mural no pátio da escola.

Sensibilização: -30 minutos. Desenvolvimento: -1 hora; Atividade de fixação: -30 minuto s

Observar como a criança se comporta quando ouve falar sobre sua família, notar se ela demonstra interesse em ouvir as histórias do coleguinha, perceber se cada um sabe comentar sobre a composição o da família e se ela é importante.

Data show ou TV + DVD; Internet; Foto s de Famílias; Impressora; Folhas; Papel crepom verde e marrom; Cola; Lápis de cor; Cartolina.

http://lourdesmazini.

blogspot.com/2016/04/plano-de-aula-20-dias-conteudo.html

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Iniciar a aula com a música do" Bom Dia Coleguinha"; conversar um pouco sobre família; apresentar o vídeo do livro da família na sala de aula ou sala de vídeo; debater o assunto do vídeo com as crianças e perguntar a cada um pouco sobre sua família como por exemplo: quantas pessoas há na sua casa; quem são; quais são os costumes mais comuns; o que mais gostam de fazer quando estão juntos; etc. Em seguida dar início ao trabalhinho do mural: o desenho é de uma árvore com uma família em volta; dentro da árvore colar bolinhas de crepom; as pessoas pintar com lápis de cor e denominar o nome de cada membro exemplo: pai, mãe, irmão, irmã, etc. O desenho é ampliado para que a turminha trabalhe junto num só cartaz(que será grande); o título do cartaz é "Família, nosso bem maior"; depois de pronto expor no mural no pátio da escolinha e no fim ouvir a música A minha família de Régis Danese.    

        

PLANO DE AULA 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (82.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com