TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Ciclo Vital , A consequência da separação dos pais para uma criança

Por:   •  27/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  4.350 Visualizações

Página 1 de 5

        

OS FILHOS NA SEPARAÇAO DOS PAIS EM UMA VISAO PSICOLOGICA.

A consequência da separação na vida de uma criança.·.

Trabalho apresentado como exigência da disciplina psicologia do desenvolvimento do ciclo vital, 1º semestre de Pedagogia sob  orientação.

2017

  • Introdução

O presente trabalho trata se os filhos na separação dos pais em uma visão psicológica, aonde a uma grande transformação de perdas e ganhos para a criança, e com isso mexendo com o seu desenvolvimento escolar e no crescimento psicológico.

  • Desenvolvimento teórico

Devemos identificar no caso todos os aspectos da vida de Salim que se referem ao seu desenvolvimento, como é esperado, e como se encontra.

A criança indisciplinada é apenas a que ainda não encontrou soluções                           socialmente adequadas para alguns de seus principais problemas. Não nasce indisciplinada e nem procura ser maldosa. Na realidade, como todas as outras crianças, procura satisfazer suas necessidades, mas não trilha os caminhos certos.

No caso essa criança enteja enfrentando uma situação domestica muito complexa como o ocorrido da separação dos pais. Tal fato pode trazer um desajustamento social muito grande para a criança, levando-a à agressividade, angustias, sentimento de abandono nos casos que ela se sente perdida e sem apoio, dividida e sem saber se continua ou não sendo amada.

Dentro da família existem problemas que afetam direta e indiretamente a criança, e tais problemas refletem no desempenho escolar. Neste caso, um trabalho conjunto entre família e escola pode, sem dúvida, ajudar a criança a vencer suas dificuldades e compreender melhor o que se passa.

Supõe-se que a criança que se comporta mal e com isso aprendeu, através de experiências anteriores, a satisfazer sua necessidade através do mau comportamento.

  • Situação problema

Salomão e Romana vão à sua procura para tentar resolver um problema prático com seu filho Salim que tem atualmente oito anos. O casal resolve se separar e busca uma orientação sobre o filho, pois têm dúvidas se ele conseguira aceitar esse momento.

Para poder orienta-los, você necessita saber algumas informações sobre como foi o desenvolvimento da criança até aquele momento, para conhecê-lo melhor.

Os pais contam que aos três anos Salim, sempre que possível buscava dormir na cama com eles. Para isso ele insistia muito, com suplícios e soluços. Após três ou quatro noites, o pais cediam, pois acabavam com pena da criança.

Quando não cedia ele dormia no próprio quarto, mas ao longo da madrugada, Salim mudava-se para a cama dos pais, entre os dois, e os mesmos, muito sonolentos, nada faziam.

Aos cinco anos ele começou a frequentar a escola. Todos os dias selecionava quem ia busca-lo: ora a mãe, ora o pai. E se caso os pais trocassem na hora de pega-lo, ele armava uma gritaria na porta da escola e não queria ir embora para a casa enquanto a pessoa desejada não chegasse. As professoras e a direção da escola achavam tudo muito estranho, pois no dia-a-dia das atividades ele se saia muito bem.

O casal sempre deu todos os presentes que o filho solicitava. Agora com a separação sabem que o padrão econômico de vida de ambos irá ser reduzido pela metade, e com isso estão preocupados em não poder atender todas as necessidades do filho. E há uma grande probabilidade de Salomão ser transferido de cidade, sendo essa uma das principais razões da separação, pois Romana não quer abandonar os pais a quem dedica boa parte do seu tempo, mesmo estes não tendo nenhum problema.

Atualmente, Salim está no terceiro ano do ensino fundamental, mas a coordenação da escola já comunicou que se ele não se dedicar mais, provavelmente será retido, já que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe que considerou as dificuldades dos pais na sua educação. Vem apresentando problemas em matemática (não consegue compreender multiplicação e divisão) e em português troca letras e na escrita troca ``p com q e com d´´. Quando vai ler algo em sala, gagueja e troca também algumas letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com