TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação e percepção

Seminário: Sensação e percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Sensação e Percepção

Sensação: O processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam estímulos do ambiente.

Percepção: é o processo de organização e interpretação das informações sensoriais, habilitando-nos a reconhecer objetos e eventos significafivos. A percepção também é gerada através das nossas memorias, experiências e expectativas.

Esse conjunto de ações acontece simultaneamente. Existem dois tipos de processamento:

Botton up: (de baixo para cima) análise que começa com os receptores sensoriais e sobe para a integração cerebral da informação sensorial.

Top dawn: (de cima para baixo) processamento de informações guiados por processos mentais de nível mais elevado como quando construímos percepções com base em nossas experiências e nossas expectativas.

*Denomina-se sensação quando recebemos um estimulo direto como por exemplo uma picada de inseto, esse estímulo é enviado ao cérebro onde ocorre a organização das informações que nos torna capaz de interpretar o estimulo esse fenômeno é a precepção.

Limiar absoluto: é o ponto em que detectamos um estimulo, é preciso detectar mais de 50% das vezes para denominar-se limiar absoluto.

A estimulação isolada sem intercorrência de outros fatores, a percepção e o acerto de mais de 50% das vezes que somos expostos aos estímulos denomina-se limiar absoluto.

Detecção de sinais: detectar um sinal ou um estimulo não depende apenas de sua intensidade, mas também do estado psicológico, experiência, expectativa, motivações e vigilância. As pessoas reagem diferente ao mesmo estimulo e um indivíduo pode reagir de formas diferentes ao mesmo estimulo. Estudos mostram que a capacidade de detectar um sinal tênue diminui a cada 30 minutos.

Subliminar: abaixo do limiar absoluto de percepção consciente, algumas vezes podemos receber um estimulo fraco que não percebemos porém relacionamos a algum outro estimulo.

Pré ativação: (prime) quando recebemos um estimulo e em seguida outro estimulo mascarador que interrompe o processamento cerebral antes da percepção consciente. Exemplo: um experimento expôs voluntários a odores subliminares prazerosos, neutros e desagradáveis (Li. Et al. 2007). A despeito de não terem consciência deles, os participantes classificaram um rosto com expressão neutra mais simpático após a exposição aos aromas prazerosos do que aos desagradáveis.

Esse experimento ilustra um fenômeno: que podemos ser ativados com mensagens subliminares porém o efeito é muito sutil. Sentimos o que não conhecemos e não podemos descrever. Grande parte do nosso processamento da informação ocorre de forma automática, longe da vista, fora da tela do radar de nossa consciência.

Exemplo: se o indivíduo já estiver sentindo sede poderá ser estimulado por uma propaganda de refrigerantes.

Limiares diferenciais: É preciso um limiar absoluto baixo para o bastante para nos permitir detectar diferenças mínimas porém perceptíveis entre estímulos. Exemplo: Pais devem detectar o som da voz de seu filho entre outras crianças.

O limiar diferencial e denominado pela sigla DAP (Diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com