TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto narrativo autobiográfico da equipe

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

TEXTO NARRATIVO AUTOBIOGRÁFICO DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. Durante a educação infantil elas têm seus primeiros contatos com as linguagens da arte. O brincar, o inesperado, o lúdico, o sonhar permite que elas sejam mais felizes.

Nesta fase as crianças começam a criar conceitos e relações novas a respeito do que aprendem, não devendo assim, sofrer influências sobre conceitos padronizados.

Adriana fala que hoje percebe o quão foi importante à arte na sua vida, como ela me ajudou a desvelar e revelar por meio de manifestações expressivas sentimentos mais íntimos do meu ser.

Ainda guardo na minha memória o prazer que tinha nas aulas de arte. As aulas me incentivaram a expressar através dos desenhos, pinturas e rabiscos. Através desses recursos, pude desenvolver a minha imaginação para inventar ou transformar, criando muitas vezes o inusitado, o novo, o diferente.

Meu tio, artista plástico, foi um grande influenciador da arte na minha vida. Passava tardes maravilhosas ao seu lado observando cada linha, traços, pontos, cores, formas, texturas naquelas grandes telas brancas. Era maravilhoso participar, observar, sentir tudo de perto.

Minha mãe também contribuiu muito no despertar da minha imaginação. Brincávamos muito nos finais de semana e pude perceber o mundo que estava ao meu redor.

Quando fui crescendo outros sentimentos foram revelados como, por exemplo, o amor pela arte de ensinar. E esse amor foi que me impulsionou a me dedicar e investir na área da Educação.

Ellimabra diz que quando estava na 3º série, lembra que a professora, ensinava aos alunos, vários trabalhos de artesanatos em objetos de barro, como pequenas estátuas, vasos, etc. Com palitos de churrasco, desenhávamos formas de casas para ser colado no caderno de desenho, com palitos de sorvete fazíamos alguns objetos como porta-lápis, enfeites e porta- retrato. Através das suas aulas ela procurava passar uma metodologia prática, eficaz e prazerosa de acordo com a faixa etária da turma e as limitações de cada indivíduo.

Elizabeth relata que na época a disciplina atualmente conhecida como Artes chamava-se Educação Artística, nessa aula aprendi várias coisas como: identificar e utilizar as cores primárias, secundárias e terciárias, minha professora gostava de trabalhar sempre com materiais reciclados e me proporcionava uma aula divertida e agradável, utilizávamos muito a sucata, para fazer alguns brinquedos em datas comemorativas como, por exemplo, o folclore, o dia das crianças e o natal sempre ao término de cada atividade concluída, eram feita uma pequena exposição para as outras turmas dentro da escola. Proporcionado assim a participação coletiva da turma na apresentação e na demonstração do seu brinquedo confeccionado.

Êmille conta que no período em que estudava a aula de Artes, era chamada de Educação Artística. Aprendi sobre cores (as cores primárias e as secundárias). Desenhávamos em tela, fazíamos pintura a dedo, utilizávamos muito o caderno de desenho com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, utilizado recorte e colagem, aprendemos alguns artesanatos, como quadro com palito de sorvete, flores com papel crepom, dobradura, trabalhos com argilas, sempre saindo da sala, e ao ar livre, no mínimo uma vez por semana que era sempre na sexta – feira. Daí vem porque eu aprendi a desenvolver a minha criatividade e minha capacidade de criar sempre algo novo ao meu redor.

Lirane diz que faz um bom tempo e não se lembra de tudo. Mas as aulas aconteciam sempre uma vez por semana. Lembro que minha professora gostava de levar a turma para o pátio da escola era muito bom, ali ela começava a praticar sua aula, colocávamos um avental para não sujar a farda, ensinávamos a desenhar, trabalhávamos com recorte e colagem, usávamos vários tipos de tintas, lápis de cor, giz de cera, fazia trabalho com garrafas pet, confeccionava pequenas miniatura com massinhas de modelar. Através de tudo isso com o intuito de levar sua turma a um caminho de aprendizado.

REFLEXÃO SOBRE AS SEMELHANÇAS E CONTRASTES PRESENTES NAS VIVÊNCIAS DOS MEMBROS DA EQUIPE

A educação em Arte é uma forma de propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico, além de possibilitar a muitas pessoas uma relação afetiva com o meio em que vivem.

A Arte valoriza o ser humano através de suas diferentes formas de manifestação. E por causa dessas diferentes manifestações artísticas que são resgatados elementos da cultura no meio em que o educando está inserido.

As atividades de artes e recreação que fizeram parte do histórico das integrantes da equipe contribuíram consideravelmente para o desenvolvimento das mesmas inclusive no que se refere à coordenação motora e a parte intelectual.

Ás vezes, não ficava esclarecido o objetivo de algumas atividades que tipo de contribuição traria para o aluno aquela prática. Algumas vezes era notada a falta de iniciativa do educador de fazer com que o aluno pensasse, desenvolvendo uma visão crítica do meio que o cercava.

Acontecia de o professor mandar pintar uma atividade do jeito dele, não estimulando o educando a desenvolver a sua criatividade através da liberdade de expressão.

Poderia ter sido mais lucrativo se tivesse ocorrido à inserção de atividades e brincadeiras na sala de aula que faziam parte do cotidiano dos alunos e fossem estimulados os trabalhos em grupos.

O objetivo da arte no âmbito escolar, não é formar artistas, mas despertar no aluno uma visão consciente, capacitando-o para exercer sua cidadania. Despertando no aluno tudo aquilo que ele já possui que é a sua capacidade de pensar, refletir, tendo uma visão crítica e consciente do mundo em que vive.

Portanto, o aluno deve sempre ser motivado a criar, produzir e reconstruir de forma transformadora.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Arte na educação é de grande importância, pois reconhece que a linguagem desenvolvida pelas artes envolve aspectos cognitivos, sensíveis e culturais necessários ao desenvolvimento educacional dos alunos.

Por intermédio da Arte pode-se estabelecer um diálogo sensitivo entre o mundo e o homem tornando-o um ser crítico e eficiente na sua postura favorecendo o desenvolvimento da inteligência emocional e cognitiva. Permitindo a expressão de idéias e sentimentos onde poderão ser envolvidas todas as disciplinas no processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com