TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho infantil e adolescente

Trabalho acadêmico: Trabalho infantil e adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho da criança e do adolescente

INTRODUÇÃO :

Vamos abordar nessa leitura um pouco sobre o trabalho infantil no nosso Pais, que se ouve pouco falar nesses últimos tempos sobre o trabalho infantil , dando a falsa impressão que baixou o nível de ocorrência desse fato , algo que não é verdade pois ainda representa uma grande questão social da levado muito a serio . Vamos esclarecer o conceito de trabalho infantil, vamos mostrar como ela evoluiu nesses últimos anos o que mudou em relação as crianças, o que mudou em relação a família e o que tem sido feito para diminuir as ocorrências desse fato, ver os avanços desses últimos anos nessa área e os projetos que tem surgido efeito em alguns estados tentando assim passar para outros estados fazendo as adaptações necessárias para sua perfeita aplicação ,e buscando cada vez mais parcerias com a sociedade para a criação de projetos e ações que visem evitar a entrada das crianças no mercado muito cedo e também retirar do mercado as crianças que já estão trabalhando .

Um dos maiores problemas que podemos apontar na questão trabalhista , camuflado em meio a sociedade é o trabalho infantil muitas crianças entrando cedo de mais no mercado de trabalho fato que não é só no Brasil que acontece e sim no mundo todo.

As estatísticas apontam atualmente uma significativa baixa do trabalho infantil no nosso pais mas ainda é elevado a quantidade de menores que deveriam estar brincando curtindo a sua idade tendo uma educação de fundamento para serem pessoas dignas no futuro .

Assim uma criança que entra muito cedo no mercado de trabalho pode até ajudar momentaneamente suas famílias , mas afastando se dos estudos para trabalhar , ta se prejudicando a longo prazo pois essa nova era , quem não tem o conhecimento tende a ficar a baixo da linha da pobreza tendo que colocar seus futuros filhos a trabalhar também criando assim um ciclo vicioso

Esse texto fala desse problema que atinge o mundo todo, e tanta mostrar os projetos que vem funcionando para diminuir com esse problema , mas que ainda esta muito longe de alcançarmos o que seria ideal , uma sociedade sem trabalho infantil , pois lugar de criança é na escola .

Historia e conceito do trabalho infantil .

O trabalho infantil não surgiu recentemente , isso já vem de muitos anos atrás , onde a historia conta que as crianças eram consideradas crianças até onde precisavam de cuidados físicos para poder se desenvolver , após já caminhar e se alimentar sozinhos e que conseguissem passar dessa faze já eram considerados adultos e já estavam aptos para o trabalho familiar.

o trabalho na idade media era considerado o meio de socialização das pessaos novas com os mais adultos , sendo passado o aprendizado dos mais antigos aos mais novos , tornando as crianças pessoas dignas

Foi com o capitalismo que as famílias começaram a dar mais valor a família e a educação dada a seus filhos Assim, de acordo com Pires (1988, p. 83), as principais características da infância passam a ser a ociosidade e a escolarização como forma de preparar o indivíduo para a atividade futura que desempenhará no "mundo dos adultos". Já segunda Engels (1986, p. 171 e 172): com a capitalização veio a industrialização o qual alento a necessidade de mao de obra barata para manusear as maquinas que n necessitavam de força muscular entrando assim a criança no cenário como mao de obra barata .

começou na época mesmo as criticas do povo com o abuso praticado com as crianças , mas era vantagem receber criticas e gastar muito menos com a mao de obra infantil , no entanto de acordo com Pires (1988, p. 86), nos países mais desenvolvidos aumentou muito a organização politica sendo criados os sindicados trabalhistas forçando a retiradas dos menores do mercado de trabalho .

Mas sendo então devido esses acontecimentos segundo Dal-Rosso e Resende (1986, p. 95): sendo decretado que o lugar de criança é na escola , aumentando o numero de escolas e sendo criado leis ai então para que seja obrigatório a escolarização da criança e proibição do trabalho infantil

No Brasil foi pouco na região de são Paulo onde era divididos em burguesia e trabalhadores , a burguesia tinham seus filhos na escola e os trabalhadores seus filhos trabalhando no campo , e muitas vezes os pais que acompanhavam a atualidade e vinham a marginalidade tomando conta preferiam que seus filhos ficassem em casa trabalhando que assim eles teriam uma melhor educação do que indo para escola e conviver com pessoas de ma índole e também por verem a dificuldade das pessoas com conhecimento em arranjar um empego , sendo assim preferiam ensinar o trabalho do campo que era algo mais certo .

Segundo A OIT organização que define trabalho infantil com base em sua Convenção 138 que dispõe sobre a idade mínima de admissão no trabalho, sendo expressa da seguinte maneira:

"Trabalho infantil consiste em todas as crianças com idade inferior a 15 anos que estão economicamente ativas, excluindo as que têm menos de 5 anos de idade e as que têm entre 12 e 14 anos de idade e que despendem menos de 14 horas semanais em seus empregos,3a menos que essas atividades sejam perigosas por natureza ou circunstância. Adicionando-se a esse grupo as crianças de 15 a 17 anos que estão empregadas nas 'piores formas' de trabalho infantil."

Nesse sentido, é considerado como trabalho perigoso qualquer atividade ou ocupação que, por sua natureza ou tipo, tem ou leva a efeitos adversos sobre a segurança, saúde (física ou mental) e desenvolvimento moral da criança. O trabalho pode também ser considerado arriscado em função de uma carga de trabalho excessiva, das condições físicas de trabalho, e da intensidade em relação às horas trabalhadas, mesmo que essa atividade seja conhecida como não perigosa ou "segura".

Por sua vez, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (LGL\1990\37) (1990) considera como criança o indivíduo até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquele que possui entre 12 e 18 anos. Nesse sentido, um estudo realizado para a OIT, pela Fundação Abrinq (OIT, 1998), o trabalho infantil é definido da seguinte maneira:

"Toda e qualquer atividade útil executada por crianças com menos de 12 anos, com certa regularidade (mais de 15 horas por semana) e que tenham resultado econômico conferido tanto na modalidade de renda direta às crianças e adolescentes, como apropriada por terceiros na forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com