TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhospedagodia

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

A competência social é a habilidade de uma pessoa atingir objetivos pessoais conforme a sociedade em que vive. A competência social começa a surgir e ocorre como resultado tanto do desenvolvimento como da aprendizagem.
A aquisição da competência social pelas crianças acontece de uma rede de sistemas interdependentes que são os
microssistemas[a], mesossistemas, exossistemas e macrossistemas. Considerar o modo como esses sistemas se combinam para afetar a vida das crianças implica em adotar uma perspectiva contextual.

Manter essa perspectiva capacita-o a ver as crianças de modo holístico, verificar de que forma os vários sistemas afetam a vida delas e comunicar-se, melhor, com outras pessoas dos microssistemas dos quais as crianças fazem parte. O microssistema mais básico é a família. E a medida que as crianças amadurecem. Outros microssistemas, como o grupo de pare, a escola, ou ambiente educacional, exercem papéis cada vez mais importantes na vida delas.

Conforme se desenvolvem nesses ambientes, entram quase sempre em contato com profissionais do campo. Os profissionais demonstram cinco características que os diferenciam dos leigos:

Conhecimento especializado, competência demonstrada, padrões de desempenho, educação permanente e código de ética.

Os profissionais que trabalham com crianças recorrem à pirâmide de apoio social para orientar sua prática profissional. A pirâmide compreende quatro fases de intervenção: estabelecer relações positivas com crianças, criar ambientes de apoio, ensinar e treinar, e desenvolver intervenções individualizadas intensivas quando necessário. A medida que efetivamente aprende a pôr em ação as práticas representadas na pirâmide de apoio social, você estará no caminho certo para fazer uma diferença positiva na vida das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com