TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ansiedade em acadêmicos de ambos os sexos em uma Instituição de Ensino Superior

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

1TEMA

[pic 1]

A ansiedade em acadêmicos de ambos os sexos em uma Instituição de Ensino Superior.

2PROBLEMA

Qual o índice de ansiedade nos acadêmicos do sexo feminino e masculino da referida instituição?

3JUSTIFICATIVA

        Esse estudo justifica-se, inicialmente, pela importância do conhecimento em relação ao estado psíquico de quem está frequentando o meio acadêmico.

A pesquisa apresenta relevância social à medida que pode contribuir para identificar e prevenir futuros quadro patológicos. Com isso, podemos identificar as variáveis contidas no histórico de cada sexo, ou seja, podemos facilitar a identificaçãodestes fatores prejudiciais aos sujeitos.

Em relação arelevância social, esse estudo traz contribuições para o público não acadêmico, à medida que podem vir a tomar conhecimento de uma pesquisa que trata da saúde mental com a população específica, acadêmicos do ensino superior, mas que tem influência na sociedade em geral.

Enquanto acadêmicos e pesquisadores, essa pesquisa nos proporciona o benefício de obtermos experiência na elaboração e formulação de pesquisas e projetos, contribuindo para o aumento de saber cientifico no meio acadêmico.

Em relação ao estado da arte da pesquisa, em uma busca no site acadêmico Google Acadêmicocom alguns termos relacionados a pesquisa obtiveram-se os seguintes resultados: Com o descritorSaúde Mentalobteve-se um total de 24.700 resultados, em seguida colocando o descritorAcadêmicos do Ensino Superiorobteve-se 16.900 resultados, foi utilizado também o termo Ansiedade,filtrando os resultados para 17.000, foi adicionado ainda o descritor Diferenças Entre os sexos obtendo assim 17.100. Utilizou-se também o descritor índice com 16.400 resultados e por último o termo Suporte Psicoterapêutico com 1.520 resultados, filtrando assim, os temas principais da pesquisa.

4OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Identificar os níveis de ansiedade nos acadêmicos do ensino superior e sua incidência em ambos os sexos.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Acessar dados que possam ajudar na pesquisa;

- Analisar pontos positivos e negativos no meio acadêmico.

-Comparar os resultados obtidos entre ambos os sexos.

5 INTRODUÇÃO:

No presente estudo serão tratadas questões relacionadas a ansiedade, para compreensão deste conceito, Viegas et al (   ) discutem que “a ansiedade é uma experiência emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideras como desagradáveis para o indivíduo”. Diante disso, podemos destacar que quando a ansiedade é desproporcional:

Torna-se patológica e desencadeia uma série de sofrimento e problemas de ordem social. Neste ponto, ao invés de contribuir nas atitudes do dia a dia, concorrerá exatamente para o contrário, ou seja, para a falência da capacidade de tomadas de decisões. (GRAEFF E BRANDÃO, 1996).

Percebemos no meio acadêmico a grande influência da ansiedade no desempenho acadêmico e também em aspectos gerais da formação dos mesmos. Viegas et al (   ) afirmam que “ao longo do percurso acadêmico o estudante é confrontado com situações geradoras de pressão psicológica e ansiedade”, nesse contexto, verifica-se de que forma o estudante lida com os aspectos referentes as pressões que acaba por receber do meio”.A ansiedade tem causado muitos transtornos no meio institucional. Com isso, acabam por prejudicar o rendimento acadêmico ou mesmo aumentar os índices de desistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com