TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consequencialíssimo

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Consequencialismo

Peter Singer é consequencialista, mais especificamente, um utilitarista, mas antes de entender a ideia utilitarista precisamos entender o que é o consenquencialismo ético.

O consequencialismo ético determina as consequências de uma ação eticamente correta e a responsabilização do sujeito de suas ações. E nisso se gera um questionamento, como julgar uma ação como correta eticamente?

A ação correta é aquela que visa a felicidade de todos, em que a obrigação moral fundamental básica é superestimar o bem para consequentemente gerar o melhor estado de coisas possíveis, que no final é de maior utilidade para a maioria. Por exemplo, uma mãe vai ao mercado com seu filho, e no meio das compras seu filho pede para que sua mãe compre “sucrilhos”, ela diz ao filho que no momento não teria como levar, mas que promete que na próxima volta ao mercado ela irá comprar. Assim que chega o dia para voltar ao mercado, ela não compra o que o filho havia pedido, assim não cumprindo com o prometido ao filho, porém ela compra tudo que estava faltando para casa. Nesse sentido a mãe quebra a promessa que fez a seu filho, e a não cumprir com uma promessa é visto como algo antiético, mas o não cumprimento com a promessa se dá porque a mãe escolheu comprar aquilo que faltava em casa, e caso comprasse aquilo que prometeu ao filho poderia comprometer com o que realmente era necessário para a família. A mãe sabe que não cumpriu a promessa, porém ela agiu de forma onde favorecesse um bem maior (família), nesse caso ela pode ter deixado seu filho triste, mas contribuiu para que fosse a prioridade dos seus atos o bem estar de sua família, que sobressai um favorecimento individual de uma pessoa (filho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com