TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição das definições de globalização

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Neste trabalho tratarei sobre diversos assuntos como a globalização, o que é e como se encontra em nosso país e fora dele. Falarei também sobre o fenômeno corporativo do mundo globalizado, denominado outsourcing, englobando estes assuntos em um estudo de caso como exemplo e por fim as considerações finais a respeito do impacto destas mudanças na vida das pessoas, principalmente os trabalhadores.

Descrição das definições de globalização

A globalização é um fenômeno social que se abrange as áreas econômicas, cultural e políticas em diversos países. A globalização teve inicio por conta das evoluções que ocorreram no nosso mundo, um exemplo disso são as empresas de comunicação, que surgiram com o intuito de “encurtar distâncias”, e também as empresas aéreas que surgiram para diminuir o tempo que levamos para realizar uma viagem.

Segundo Souza, O grande avanço da globalização se deve a queda do muro de Berlim, ao fim do socialismo, a expansão do capitalismo e do neoliberalismo, após a segunda Grande Guerra Mundial e com o avanço da Comunidade Comum Européia.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma palavra do inglês que foi traduzida para português como terceirização. Falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.

Uma das vantagens que o outsourcing pode trazer para empresas é a redução de gastos com determinada atividade, uma vez que, em alguns casos, colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que seus funcionários. Além de aproveitar o conhecimento que a empresa contratada possui em determinados serviços.

O outsourcing é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo à ela focar apenas nos serviços principais de seu negócio.

A Apple é um exemplo de grandes marcas globais que utilizam o outsourcing. Precisava-se de uma empresa terceirizada eficiente e que trouxesse mais flexibilidade e aperfeiçoasse o tempo em relação a vendas. Várias empresas passaram a gerenciar os serviços de venda dos produtos da Apple no Brasil por exemplo. Com o outsourcing dos serviços de vendas, o grupo Apple obteve uma significativa, melhorias nos serviços ao cliente, entre outros exemplos de aprimoramento dos serviços.

Estudo de caso

A Coca-Cola é uma das empresas que melhor exemplifica a globalização. A empresa surgiu em 1886 em Atlanta, nos Estados Unidos. No primeiro ano, quando ainda era comercializada em uma farmácia, eram vendidos apenas nove copos da bebida por dia. Em 1895, a Coca-Cola já podia ser encontrada em todos os Estados americanos. Em 1906, Cuba, Canadá e Panamá foram os três primeiros países a engarrafar a bebida.

O crescimento da empresa foi rápido. Em 1900, apenas duas fábricas engarrafavam o produto. Em 1920, o número de fábricas superava 1 mil. A primeira fábrica da empresa na Ásia foi aberta nas Filipinas, em 1912. A Coca-Cola chegou aos jogos olímpicos pela primeira vez em 1928, como parte dos planos de expansão da marca no exterior, proposto pelo então presidente Robert Woodruff.

A imagem do Papai Noel, como é conhecida hoje (homem idoso com barba grande, branca e com roupa vermelha), surgiu em uma propaganda da Coca-Cola de 1931.

Em 1938, a Coca-Cola começa a ser vendida na Austrália, Áustria, Noruega e África do Sul. Em 1957, a Coca-Cola já estava disponível em 100 países.

Em 1985, a Coca-Cola se tornou o primeiro refrigerante consumido no espaço, quando os astronautas da estação espacial Challenger beberam o produto. Atualmente, a Coca-Cola está presente em mais de 200 países. Uma empresa global que conseguiu entender diversas culturas e se firmar no mercado.

Considerações Finais

Quando analisamos a globalização e seus efeitos podemos citar diversos aspectos positivos como a diminuição de barreiras geográficas, políticas e econômicas, a criação de uma única moeda, maior fluxo de capitais, pessoas e mercadorias, aproximando sobremaneira as pessoas de diferentes regiões do

Mundo. O processo de globalização diminuiu as fronteiras comerciais entre os países. Porém, a globalização também pode ter impactos negativos. No mundo globalizado as empresas podem diminuir os custos de produção de seus produtos, pois buscam em várias partes do mundo as melhores condições de produção, e essa redução de custos muitas vezes visa apenas o lucro e não os funcionários. Um breve histórico de como a Coca-Cola começou a "globalizar-se": Com a economia indo de mal a pior, no país e no exterior. As Forças Armadas americanas constituíam uma forma de expandir o mercado da companhia.

Em 1941, os EUA entram na Segunda Guerra Mundial, enviando milhares de homens e mulheres para as frentes de combate. A Coca-Cola acompanha esses combatentes, pois o presidente da companhia Woodruff determina que seja vendida a US$ 0,05 para todo combatente norte-americano onde quer que esteja - em qualquer parte do mundo! Não importando o quanto isso custe à empresa. Durante a guerra os europeus experimentam a bebida. Quando a paz volta a reinar, a Coca-Cola já tem muitos negócios fora de seu território. Em meados da década de 40 até 1960, praticamente dobra o número de países com operação de envasamento.

O primeiro convite veio de Eisenhower. Em junho de 1943, fez um pedido para fornecer Coca-Cola aos soldados. A empresa pressionou os engarrafadores para ceder o equipamento pesado necessário e conseguiu reunir suprimentos de xarope, gás carbônico e outros materiais. Usando como mão-de-obra prisioneiros de guerra italianos, a empresa montou e pôs fábricas em diversas cidades, da Argélia ao Marrocos. Os soldados passaram a dizer que queriam de casa quatro coisas: cartas, cigarros, chiclete e Coke.

Em princípios de 1944, instalou-se uma engarrafadora em Nápoles, para iniciar, pela primeira vez, o suprimento de Coca-Cola a tropas na frente de batalha. A Coca-Cola se fez presente na Europa um mês apenas após a invasão da Normandia. Ao final da 2 Guerra, o alemão Max Keith, que administrava a empresa durante o conflito, é convidado a permanecer na empresa. Fora Keith quem criara a marca Fanta, produzindo refrigerantes com sabores de frutas, devido a não contar com o suprimento do xarope. A guerra possibilitou que a Coca-Cola possuísse 63 engarrafadoras no exterior, em locais como Egito, Islândia, Irã e África Ocidental. No Brasil, a Base Aérea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com