TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferencie os termos abuso e dependência.

Por:   •  8/11/2017  •  Seminário  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DISCENTE: Raquel Terezinha da Silva                              RA: 12933.15

DOCENTE: Vivian

DISCIPLINA: Psicofarmacologia

CURSO: Psicologia                            3º B                     TURNO: Noturno

TRABALHO INTEGRADOR

Questões

  1. Diferencie os termos abuso e dependência.

        Dependência são comportamentos compulsivos de uso (e procura) da droga que interfere com as atividades normais e leva o dependente a continuar usando a droga apesar das consequências cada vez piores.

        Abuso aplica-se especificamente a substancias não prescritas.

        Uso indevido costuma referir – se ao uso impróprio de substancias prescritas, ou ao uso dessas substancias para fins não - terapêuticos.  

  1. Explique a diferença entre dependência física e psicológica.

        Dependência física refere – se aos sinais e sintomas físicos adversos provocadas pela abstinência de uma droga, caracterizados por efeitos inversos aquele que ocorrem na presença da droga.

        Abstinência psicológica ocorre sempre que uma droga afeta o sistema de recompensa encefálico. As sensações agradáveis produzidas causam o desejo de continuar usando a droga.

  1. Por que com o uso crônico o paciente fica tolerante, aos efeitos das drogas de abuso e após a abstinência ele fica sensibilizado. (Utilize o álcool como exemplo para elaborar sua resposta).

        Com o uso crônico o paciente fica tolerante aos efeitos do álcool pois ocorre a diminuição do efeito do álcool após o uso continuo. Sendo assim necessitando de doses maiores para atingir o mesmo efeito.

        Após a abstinência ele fica sensibilizado pois ocorre a tolerância inversa, ou seja, necessita de uma dose menor para obter o mesmo efeito. Pois o organismo após um período sem receber o álcool fica sensibilizado.

  1. Explique as diferenças entre as drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras (2 exemplos cada)

        Depressores referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas. Álcool; Solventes (inalantes); Ansiolíticos; Barbitúricos; Opiáceos.

        Estimulantes referem-se ao grupo de substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono. Anfetaminas; Cocaína; Cafeína; Nicotina.

        Perturbadores referem-se ao grupo de substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja, perturbam, distorcem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, parecidas com as imagens dos sonhos. Haxixe, outros alucinógenos, com origem ou não na planta Canabis Sativa.

  1. Por que mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool do que os homens?

        As mulheres têm um menor volume de agua no corpo em relação aos homens, o álcool fica mais concentrado no sangue.

        Estomago: a concentração de enzima ALDH, responsável pela oxidação do álcool, é menor. A bebida metabolizada mais lentamente e a absorção do álcool acaba sendo maior.

        As mulheres têm mais gordura corporal, o que também aumenta a concentração de substancias no sangue.

  1. Explique como ocorre a metabolização do álcool, e relacione cada etapa aos efeitos experimentados pelo paciente.

        Na primeira fase, a enzima álcool desidrogenase converte o etanol à acetaldeído (ressaca), em uma segunda fase, a enzima acetaldeido desidrogenase (ALDH) converte o aldeído em ácido acético, que é finalmente convertido em dióxido de carbono e água, liberando energia.

  1. Como o Dissulfiram atua no tratamento do alcoolismo. (Cite mecanismo de ação).

        Dissulfiram é um inibidor do aldeído desidrogenase: aumenta as concentrações sanguíneas de acetaldeído (ressaca), seguido por reação intensa, com rubor, taquicardia, hiperventilação e considerável pânico e angústia. Torna o consumo de álcool desagradável.

  1. Como o álcool promove seu efeito ansiolítico.

        O efeito depressor se deve a ação agonista sobre receptores GABA, levando a abertura de canais de Cloro, mantendo os neurônios em potencial de repouso. Como resultado temos efeito ansiolítico, diminuição da tensão e da timidez, relaxamento e etc.

  1. Por que o álcool é tão perigoso se consumido por gestantes? Justifique com base na farmacocinética, e até as manifestações do SAF.

        Mulheres grávidas (Síndrome Fetal do Álcool): Malformações: no corpo, nos órgãos internos e, em parte dos sentidos. Síndrome de Down: atraso mental. Deficiências orgânicas: após o nascimento, a criança pode apresentar incapacidade de desenvolvimento normal, dificuldades de aprendizagem, defeitos de caráter, pobreza mental e espiritual. Morte: o excesso de álcool pode causar um aborto.

  1. Por que o uso de álcool pode causar impotência sexual e/ou diminuição da libido?

        Tem efeitos tóxicos diretos sobre as gônadas (testículos e ovários) e o fígado (aumenta o catabolismo de testosterona e sua transformação em estrogênios) levando a disfunções sexuais após exposição e abuso crônico. Em homens as drogas como alcool facilitam a aterosclerose, a formação de placas de gordura na parede das arterias. No penis, isso diminui a irrigação sanguinea, essencial para a ereção.

        Nas mulheres, o álcool pode interferir na lubrificação vaginal e na capacidade de atingir o orgasmo. A ação depressora do álcool também pode causar sonolência e diminuir o desejo.

  1. Explique o reforço positivo e negativo do tabagismo.

        Reforço positivo Ação da nicotina na Área de Recompensa Cerebral liberando dopamina e resultando em sensações prazerosas. Ação nos receptores colinérgicos do tipo nicotínico proporcionando redução do apetite, aumento da disposição, do estado de alerta e da atenção.

        Reforço negativo Manutenção do uso para evitar o desconforto proporcionado pelos sintomas da síndrome de abstinência, principalmente ansiedade, disforia, aumento do apetite, irritabilidade e dificuldade de concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (182.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com