TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação Suicídio

Por:   •  26/5/2019  •  Dissertação  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Elislislaine Aparecida de Oliveira – N37177-3

Sociedade e suicídio entre crianças e jovens

Prof. Vinicius Miranda

Campus Assis- São Paulo

2019

O comportamento suicida entre jovens e crianças vem aumentando há cada ano, no entanto, até a década de 70 acreditasse que fosse rara ou inexistente.

Atualmente a depressão entre crianças e jovens é considerada “comum”, debilitante e recorrente e envolve um alto grau de mortalidade representando um sério problema em todo o mundo.

O suicídio vem se tornando uma problemática, apresentando crianças e adolescentes como vítimas, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos.

(fonte:  acesso em 11/05 2019)

Crianças com comportamentos suicidas envolvem motivações complexas, incluindo humor depressivo, problemas emocionais, comportamentais e sociais; já os adolescentes incluem perda de relações românticas, incapacidade de lidar com desafios escolares e outras situações estressantes, baixa autoestima e conflitos em torno da identidade sexual. Nota-se também que crianças em idades escolares ou pré-escolares a depressão torna-se clara através da observação das brincadeiras cujo termos predominantes são fracassos, frustração, perdas, abandonos, culpa ou morte.

Já os adolescentes apresentam-se irritáveis e instáveis, ocorrendo crises de raiva em seu comportamento, sendo o uso de álcool e drogas presentes.

Um estudo de caso realizado por Vivian Roxo Borges, aponta que as cidades de Porto Alegre e Curitiba são consideradas as capitais com os maiores índices de suicídio entre jovens de 15 a 24 anos, sendo realizado nesse mesmo estudo uma pesquisa com 526 jovens de 15 a 17 anos em idades escolares, onde o estudo apontou que 36% apresentaram ideação suicida e desesperança; essa, considerada uma população não-clínica.

A adolescência também é um período de maior desenvolvimento e amadurecimento biológico e psicológico. Alguns estudos referem-se também a altas taxas de suicídios elevadas entre adolescentes homossexuais, geralmente acompanhado de certa desesperança e negação interna da sexualidade que costumam ser reforçados pela sociedade heteronormativa. 

O suicídio é uma questão complexa, portanto, não se deve medir esforços em relação à sua prevenção. Por isso, necessita de coordenação e colaboração entre os múltiplos setores da sociedade, abrangendo todas as áreas, inclusive política e mídia. Esses esforços devem ser abrangentes e colaborativos em si, pois apenas uma pequena abordagem não pode impactar em um tema tão complexo quanto esse.

A maioria das crianças e adolescentes deprimidos não é sequer encaminhada para tratamento.

 A prevenção tem sido tratada de forma inadequada devido à falta de consciência da sociedade em relação ao suicídio como um grave problema. Em diversas culturas, o tema é um tabu e não é discutido abertamente. Mobilizar e sensibilizar a comunidade e quebrar os preconceitos e receios em relação ao assunto são ações importantes não só aos países, mas ao mundo para alcançar progressos na prevenção do suicídio.

A maneira como a sociedade reage ao suicídio varia de acordo com a cultura e também no período histórico em que vive. Atualmente, assuntos relacionados ao suicídio são considerados polêmicos, um tabu no ponto de vista religioso, cultural e social, sendo essas atitudes não enquadradas nas regras sociais e morais, sabendo-se que a sociedade em sua maioria se baseia em costumes religiosos. Mesmo com todo avanço econômico, tecnológico e pesquisas na área da saúde, ainda assim o suicídio é silenciado. Este fato encontra diferentes embates sociais, onde prevalece o preconceito, a desinformação e o misticismo, onde os suicidas são facilmente julgados e dificilmente compreendidos. Esses fatores se dão pela falta de informações sobre o assunto, onde os suicidas e as famílias dos mesmos frequentemente preferem se calar com medo de julgamentos errôneos acabam por sofrer em silêncio.

Contudo, a ausência de diálogo também é um dos fatores que podem resultar uma depressão e levar ao suicídio, pois questões relativas à convivência em grupo, identificação pessoal, escolhas profissionais e problemas familiares afligem os jovens com maior frequência. São nesses momentos, que se encontram desamparados e pensam em tirar suas próprias vidas.

Outro aspecto é a imposição das crenças religiosas, onde essas subjugam por falta de fé, desafeto pela própria vida e egoísmo. Os suicidas podem tentar obter ajuda principalmente de pessoas mais próximas a eles, as quais têm confiança, e, cabe a essas pessoas ouvi-los, pois necessitam de compreensão, não de julgamento.

As crianças suicidas frequentemente experimentam uma vida em família disfuncional e conflituosa onde mudanças, tais como o divórcio, podem resultar em sentimentos de desamparo e de perda de controle, já os adolescentes, uma história familiar com doenças psiquiátricas, a par de níveis elevados de disfunção familiar, rejeição pela família, e negligência e abuso na infância aumentam o potencial para o suicídio. Os suicídios consumados de jovens geralmente estão associados a taxas mais elevadas de perturbações psiquiátricas na família, menor apoio familiar ou comportamento suicida anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com