TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empatia e Relacionamentos .

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Empatia

Antes de associar o tema discutido por minha equipe a algo em especial, quero citar alguns trechos de nosso trabalho, para assim poder “linkar” com um exemplo muito comum no nosso dia-a-dia.

“Batson (1981) define a empatia como uma resposta emocional orientada para o outro e congruente com o que esta sendo percebido a respeito do bem estar do outro.”

“...e consiste em compreender o estado mental e emocional do outro e responder a eles adequadamente (Davis, 1996; Leiberg and Anders, 2006; Singer, 2006).”

1. Contágio emocional: sintonia de estados emocionais (ex: sentir medo quando o outro sente medo). Elicia o comportamento de fugir. Habilidade presente em aves e répteis.

2. Preocupação empática: noção de que a dor é do outro. Elicia o comportamento de consolar. Habilidade presente em mamíferos.

3. Adoção de perspectiva: conseguir se colocar na situação do outro. Elicia uma ajuda mais específica. Habilidade presente em golfinhos, elefantes, chimpanzés, bonobôs e humanos.

“De Waal (2009) afirma que entender a antiguidade evolutiva da empatia indica que a mesma é um traço robusto, inato, e que pode ser desenvolvido virtualmente em todos os seres humanos.”

Pessoas empáticas pensam sempre como gostariam de ser tratadas se estivessem nas mesmas condições do outro. A empatia está ligada ao altruísmo.

Certamente se não consigo amar ao próximo, como vou conseguir sequer pensar por um instante em ajudá-lo? No entanto, as pessoas podem desenvolver a condição de empatia e se beneficiar com a benevolência que suas atitudes vão desencadear. Principalmente sob a forma de respeito e consideração.

No exemplo a seguir, conto uma historia de uma menina e sua mae, onde a filha percebe o mal estar de sua mãe, se coloca em seu lugar, e lhe conforta com perguntas relacionadas a seu dia, de maneira adequadamente altruista.

A mãe de Patricia chega em casa do trabalho:

- Patricia, você deixou novamente os sapatos jogados na sala! Ai essa menina! Já fez seu dever de casa? O que voce está fazendo vendo TV?

A garota se levanta, e põe os sapatos no lugar. Ela esteve aprendendo sobre Comunicação nao violenta na escola, e decide tentar aplicar em casa.

-Está vindo cansada do trabalho, mãe?

- Sim!

- Está se sentindo irritada e cansada, e precisa relaxar e descansar?

A mãe olha, coloca sua bolsa no lugar e vai na cozinha se servir um suco, logo após, senta no sofá ao lado da menina.

- Aahh! – Exala um suspiro ao sentar-se.

- “Como esteve seu dia?”, pergunta Patricia.

A mãe a olha por uns segundos. Logo, passa a mão nos seus cabelos, e sua expressão se suaviza.

- Bem...bem.E você ,como está?

Se observa que o primeiro monólogo da mãe foi de “evaluação”: “Você deixou os sapatos jogados?” Logo, procedeu com uma atividade muito comum de quem está estressado, perguntando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com