TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Obsessiva

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

FICHAMENTO

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Psicologia

Curso de Psicologia, Campi Coração Eucarístico

Disciplina: Psicopatologia II

Profa.: Ilka Ferrari

Aluno (a): Júlia de Melo Rios Ferreira

Referência Bibliográfica: DOR, Joël. A estrutura obsessiva. In: Estruturas e clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Taurus Timbre, p.97-114.

Informações sobre o autor: O autor é psicanalista de formação pliridisciplinar, lógica, filosofia e psicopatologia, tem orientado seus trabalhos na pesquisa epistemológica da psicanálise. Doutor em psicanálise, ensina na Universidade de Paris VII, onde é responsável pelos seminários de clínica psicanalítica.

Obras:

ESTRUCTURAS CLINICAS Y PSICOANALISIS; EL PADRE Y SU FUNCION EN PSICOANALISIS;

INTRODICCION A LA LECTURA DE LACAN: EL INCONSCIENTE ESTRUCTURADO COMO UN LENGUAJE;

CLINICA PSICOANALITICA:ENSENANZA,CONDUCCION DE LA CURA,ESTUDIO S CLINICOS;

INTRODUCCION A LA LECTURA DE LACAN:EL INCONSCIENTE ESTRUCTURADO COMO LENGUAJE EN PSICOANALISIS;

INTRODUCCION A LA LECTURA DE LACAN II: LA ESTRUCTURA DEL SUJETO.  

Resumo: O resumo tem por objetivo apresentar a estrutura obsessiva, a partir do processo de atualização do desejo do sujeito diante a função fálica no campo psicanalítico passando pela problemática obsessiva, onde veremos a sua organização psíquica que teria a particularidade do ser. Os traços da estrutura obsessiva, a partir dos esteriótipos estruturais e a sua demarcação com relação à problemática dos sintomas, também apresentando o obsessivo, a perda e a lei do pai e o obsessivo e seus objetos de amor, no espaço de investimentos, onde remete o sujeito diretamente a falta e seus objetivos.

Principais pontos do texto: Em oposto a histeria, o autor aborda em seu texto a estrutura obsessiva, salientando a diferença entre ambos, ao contrário do histérico, o obsessivo sente-se amado demais pela mãe, se manifestando como sujeito privilegiado do desejo da mãe em seu investimento fálico. A mãe poderia encontrar na criança o que supostamente espera do pai, mas se pai é suposto fazer lei à mãe, ela supostamente deseja o que não tem e o que o pai possui, o investimento simbólico, então, se trata do pai que se fecha com a atribuição fálica, que se efetua a passagem do "ser" e "ter".
             Um ponto importantíssimo na estrutura obsessiva, se deve pelo fato de certas ambiguidades, no objeto de desejo da mãe, a criança poderá se instalar imaginariamente num dispositivo de suplência à satisfação do desejo materno.

De um lado a criança percebe a dependência da mãe pelo pai, do ponto de vista do seu desejo e parece não perceber inteiro o do pai, esse vão induz a abertura favorável para uma suplência possível, buscando na criança o seu complemento, portanto, o obsessivo tem a convicção de ter sido a criança favorita.             

A partir dessa posição, serão abordados traços associados a dispositivos de defesa sintomáticos, tais: as formações obcecantes, isolamento e a anulação retroativa, a ritualização, as formações reacionais, o trio: culpa modificação, contrição, "caráter anal" designado por Freud.
             O ponto indutor da neurose obsessiva, dar-se na marca da falha na satisfação do desejo da mãe e se apoia na criança que percebe os indícios significantes. Nessa configuração relacional, é possível notar que a mãe mantém a criança em seu gozo libidinal.
             A passagem do "ser" ao "ter" é vivida na forma de insatisfação pela criança, já que é negada a sua insatisfação fálica em vista da intrusão do pai, onde deveria se confrontar com a insatisfação, ela fica presa na relação de suplência que mantém com a mãe, daí a criança permanece presa ao desejo insatisfeito da mãe, a posteriori, todo processo de desejo da criança vai fazer em si mesma um curto-circuito.  A dinâmica do desejo se desenvolve num segundo ritmo ternário, o desejo se separa na necessidade para entrar, em seguida, na demanda. Assim que o desejo é separado, ele é tomando tomado rapidamente pela mãe insatisfeita, encontrando assim um objeto de suplência possível, isso explica o caráter do desejo obsessivo apressado desta posse. O desejo do obsessivo comporta sempre a marca impiedosa da necessidade.
             O obsessivo não pode perder, é algo completamente intolerável para ele, pois ele sempre fará de tudo para ser tudo para o outro, consequentemente dominando e controlando o todo, para que nada escape ou saia do seu controle. Uma possível perda tem como o efeito retê-lo na castração.
             Na dimensão de investimentos dos objetivos de amor, o obsessivo dá o melhor de si, e paradoxalmente tudo e absolutamente nada, na medida em que não aceitar perder, nesta medida que se estabiliza qualquer estratégia de desejo do obsessivo. O obsessivo para ser amável e ser amado, o objeto deve se fazer de morto. Apenas nessa condição o obsessivo consegue se manter, para que seu desejo não encontre qualquer inquietação, se o outro está morto, ele não deseja, o obsessivo fica tranquilo assim que ele percebe que é o desejo do desejo do outro. Outro não pode demandar, por se ele demanda, é porque ele deseja. Sintetizando, o objetivo do obsessivo é apropriar-se de um objetivo vivo e o transformá-lo em um objeto morto e fazer tudo para que permaneça assim.  O fato do obsessivo se comportar assim, deve-se a posse imaginária do objeto contra o olhar do rival, faz com que ele transforme o objeto cada vez menos desejável - não podendo gozar. O obsessivo aguenta tudo, menos ver o outro fazendo gozar sem ele, é extremamente intolerável. E se o outro goza, ele acaba se saindo como traidor, porque se há gozo, há desejo. Quando as coisas fogem do seu controle, o obsessivo se mostra extremamente histérico (mais do que o autêntico histérico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com