TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOFISIOLOGIA

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.023 Palavras (45 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 45

PSICOFISIOLOGIA

UNIDADE 1 – Unidades básicas da fisiologia: organização geral do corpo

Sistemas > Órgãos > tecidos > formados de células. 

Tecidos:

Tecido epitelial: revestimento e secreção.

Tecido conjuntivo: preenchimento, sustentação, transporte e defesa do corpo.

Tecido muscular: movimentação do corpo.

Tecido nervoso: recepção de estímulos (sensoriais) e condução de estímulos (motores).

O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas podem ser definidos como conjuntos de órgãos que ajudam na função geral do sistema

Sistemas:

Sistema nervoso: formado pelo sistema nervoso central, constituído por encéfalo e medula espinal, e pelo sistema nervoso periférico, constituído pelos nervos e gânglios, esse sistema capta estímulos do meio externo e interno, bem como desencadeia respostas para esses estímulos.

Sistema endócrino: ele é formado por todas as glândulas endócrinas do corpo, tais como a hipófise, tireoide, pâncreas, adrenal, testículos e ovários. Sua função principal é garantir a produção de hormônios (que são secretados na corrente sanguínea) e, portanto, o controle das funções biológicas e a homeostase.

Sistema esquelético: constituído basicamente por ossos e cartilagens. Funções: garantir a movimentação e sustentação do nosso organismo; proteger órgãos vitais de impactos; produzir células sanguíneas (medula óssea) e atuar como depósito de cálcio e fósforo.

Sistema articular: formado pelas articulações entre os ossos. Função: o tipo de união determina a quantidade de movimentos que é produzida por cada tipo de articulação. Exemplo: articulação sinovial do joelho com líquido, que evita atrito em uma articulação, permitindo amplos movimentos.

Sistema muscular: composto pelos músculos. Funções: 1) músculo estriado cardíaco só é encontrado fazendo revestimento e contração involuntária do coração; 2) músculo liso faz revestimento e contração involuntária dos órgãos internos (exemplo: intestino, estômago etc.); 3) músculo estriado esquelético é superficial, faz contração voluntária e está localizado preso aos ossos (exemplo: bíceps, tríceps etc.).

Sistema cardiovascular: é composto pelos vasos sanguíneos de grande calibre (artérias e veias), vasos de pequeno calibre (capilares) e o coração. Funções: garantir que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e os produtos indesejáveis sejam removidos. A circulação pulmonar propele o sangue por meio dos pulmões para as trocas de O2 e CO2, e a circulação sistêmica propele o sangue para os demais tecidos.

Sistema linfático: constituído pela linfa, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides (baço, timo, medula óssea e as tonsilas). Funções: esse sistema recolhe o líquido intersticial e devolve para o sangue, além de ajudar na defesa do organismo.

Sistema respiratório: formado por nariz, faringe, laringe (com as cordas vocais), traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Funções: suprir o organismo com O2 e retirar dele o CO2; defesa contra agentes agressores; fonação. As vias aéreas consistem em uma série de tubos que se ramificam e se tornam cada vez mais estreitos, curtos e numerosos. Nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia), o ar é umidificado, aquecido e conduzido até a via aérea respiratória (alvéolos junto aos capilares sanguíneos) — superfície de trocas gasosas do pulmão.

Sistema digestório: o trato gastrointestinal – TGI é composto pela boca, faringe (em comum ao sistema respiratório), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas, tais como as salivares, o fígado e o pâncreas. Funções: 1) motilidade (capacidade ou facilidade de se mover) realizada pela musculatura do TGI propicia mistura, trituração e progressão do alimento; 2) secreção de enzimas pelo estômago e intestino, além dos órgãos anexos, para especificamente quebrar cada tipo de alimento; 3) digestão é a quebra dos alimentos pelas enzimas em moléculas menores; 4) absorção dos nutrientes pelo intestino delgado e de água e vitaminas pelo intestino grosso para a circulação sistêmica; 5) excreção do que não foi absorvido.

Sistema urinário: formado por rins (produção da urina), ureteres (condução), bexiga (armazenamento de urina) e uretra (eliminação). Funções: excreção de produtos indesejáveis do metabolismo, regulação do balanço de água e dos eletrólitos, regulação da pressão arterial, secreção, metabolismo e excreção de hormônios. Os néfrons são a unidade funcional do sistema renal presente dentro do rim, fazendo filtração, reabsorção e secreção de substâncias para a formação da urina.

Sistema genital masculino: é formado por dois testículos (formação dos espermatozoides e produção dos hormônios masculinos), dois epidídimos (armazenamento dos espermatozoides), dois ductos deferentes (condução dos espermatozoides), pênis e glândulas anexas, como as duas vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais. Funções: produção dos espermatozoides (gameta masculino) e do hormônio testosterona, enquanto as glândulas produzem substâncias nutritivas para os espermatozoides e alcalinas (para proteger do pH ácido da cavidade vaginal) e substâncias lubrificantes. O sêmen é composto pelos espermatozoides, líquido das vesículas seminais, líquido da próstata e pequena quantidade de líquido das glândulas bulbouretrais.

Sistema genital feminino: é formado por dois ovários (produção dos óvulos e hormônios femininos), duas tubas uterinas (condução do óvulo e local da fecundação), útero (local de implantação do óvulo fecundado), cavidade vaginal e estruturas genitais externas, como: monte pubiano, clitóris, grandes lábios, pequenos lábios, orifício da uretra (saída da urina), orifício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.6 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com