TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicofisiologia: a relação entre corpo e mente

Por:   •  13/3/2018  •  Artigo  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

Psicofisiologia: A relação entre corpo e mente

A Psicofisiologia é um dos ramos mais antigos da Psicologia, ela estuda a relação entre os processos biológicos e o comportamento, tentando estabelecer padrões de funcionamento. Concentra-se no estudo do sistema nervoso e no sistema circulatório, principalmente por sua distribuição hormonal.

A Psicofisiologia esta extremamente relacionada com a neurociência e a neurociência social, que trata principalmente das relações entre eventos psicológicos e as respostas do cérebro. Está relacionada com as bases fisiológicas dos processos psicológicos,

A ciência reconhece que o cérebro e todas as suas estruturas são à base de todo processamento de sensações, cognições, sentimentos e movimentos. Este processamento é feito, na maioria dos casos, sem qualquer interferência do ser humano. No entanto, em certas situações, tais como a aceleração do bater do coração, o aumento da humidade nas mãos ou testa, o enrijamento dos músculos, o elevado estado de concentração, as reações do sistema fisiológico são tão flagrantes que ficamos conscientes de que o nosso corpo está a reagir ao que está a acontecer à nossa volta ou ao que estamos a pensar. A maneira como estas reações fisiológicas são feitas é comum em todos os seres humanos, o que é diferente é a forma como são ativados. Esta, na maioria dos casos, é dependente do modo como interpretamos tudo aquilo que percebemos à nossa volta ou o que nos vai à alma. É esta individualização do modo como processamos informação que faz com que o estudo dos processos psicofisiológicos é difícil de analisar, pois o que pode parecer tenebroso para alguns para outros é engraçado ou satisfatório. A questão que então se põem é saber se a atividade, mental ou comportamental, é aceitável à sociedade onde esse indivíduo vive, pois só assim o psicofisiologista pode saber o que fazer caso a maneira como a pessoa reage poder ser considerada disfuncional ou não.

É sabido que o corpo humano é composto de diversos sistemas, mas aquele que tem por função a coordenação de quase todos os outros é o sistema nervoso, pois se o corpo sai do seu estado homeostático, ele é, por norma, o primeiro a tentar corrigir o que está errado, pois este pode desenvolver problemas difíceis de concertar particularmente se o problema envolve o cérebro. Como foi apontado por Clarke e Sokoloff (1994) o cérebro é um dos primeiros órgãos que pode ser deteriorado quando existe uma perca acentuado de oxigénio ou glucose, um aumento grande de calor ou de um desequilíbrio do nível PH. Portanto o cérebro é não só o controlador do bom funcionamento do corpo como também depende deste para o ser humano poder funcionar tanto quanto se pode desejar. Isto implica que os processos cognitivos e os do corpo interatuam diretamente, pois uma condição física anormal pode alterar significativamente o que pensamos, o que fazemos ou o que podemos fazer. A Psicofisiologia permite por assim dizer compreender o entendimento entre o cérebro e o corpo humano, usando processos cognitivos como mecanismos para identificar a relação entre estas duas partes.

Na generalidade quase todas as atividades do corpo humano podem ser analisadas pela psicofisiologia. Isto dá à possibilidade de se poder notar a maneira como as pessoas respondem a acontecimentos. Uma possível consequência deste entendimento é que num futuro muito próximo talvez possamos saber, mesmo a nível individual, tudo acerca da maneira como o cérebro processa informação externa (visão, audição, e outros) ou interna (pensamentos, ideias, imagens, visões, sonhos, e assim por diante).

A Psicofisiologia tem sido usada nos mais variados campos e áreas. Desde o estudo de psicopatologias de perturbações mentais ao desenvolvimento de sistemas de diversão. Isto implica que o limite da sua utilização é dependente da criatividade do ser humano. Em relação à área da saúde a Psicofisiologia concentra-se principalmente na:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com