TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise Termos Importantes

Por:   •  19/11/2020  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Psicanálise

Termos Importantes:

A Consciente: Estágio onde temos percepção sobre nós mesmos interna e externamente. Nisso se inclui as emoções, pensamentos, falas e ações, bem como os desejos.

A Pré-consciente: O pré-consciente se mostra como uma ponte entre a superfície e a parte mais profunda de nossa mente. É o momento em que se encontram, de modo que haja interações sobre eles. Embora os sonhos sejam do inconsciente, nosso consciente consegue se lembrar deles e isso acontece por causa desse intermédio.

A Inconsciente: parte da vida psíquica que não temos acesso. Ideias reprimidas que aparecem disfarçadas de sonho e sintomas neuróticos. É a nossa parte mais profunda onde nossa vida psíquica continua distante de conhecimento.

A Ego: parte organizada que entra em contato direto com a realidade e tem a capacidade adaptação. É o mediador dos impulsos instintivos do Id e das exigências do Superego.

A Id: energia psíquica formada por pulsões e desejos inconscientes. Interação conflituosa com Ego e Superego, pois o Ego, influenciado pelo Superego e suas exigências a respeito da realidade, tenta controlar os impulsos do Id, permitindo, adiando ou inibindo a satisfação.

A Superego: formado a partir das identificações com os pais, assimiladas às ordens e proibições. Juiz, vigilante, autoconsciente, moral. Controlador por excelência do Id e colaborador do Ego. Pode ser extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do Ego.

A Pulsão: fronteira entre o psíquico e o somático. Representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente. É insaciável, pois tem relação com o desejo, não com a necessidade. Diferente do instinto.

A Sonhos: acesso ao inconsciente. A interpretação do conteúdo dos sonhos revela desejos e percepções que não chegariam à consciência.

A Complexo de Édipo: intenso amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo. Sentimentos vividos com grande ambivalência. O conflito começa por volta dos 2 anos e começa a se declinar mais ou menos com 5 anos de idade e a estrutura da personalidade depende da resolução satisfatória, ou não, desse conflito.

A Complexo: mecanismo que classifica uma perturbação mental. Termo criado por Lacan, mas popularizado por Freud.

A Transferência: relação de projeção do paciente em direção ao seu terapeuta. Em suma, o analisado projeta suas impressões no psicanalista, pois associa este com uma figura importante de sua vida.

A Instinto: Instinto é visto como uma resposta involuntária a algum fator externo do ambiente. Basicamente, é um mecanismo que direciona o indivíduo à autopreservação para que possa sobreviver.

A Libido: a libido se enxerga como uma energia sexual que movimenta o ser humano. Embora parta dessa premissa, essa força visa o nosso desenvolvimento das mais variadas formas, não sendo apenas sexual.

A Sexualidade Infantil: Freud afirmava que desde crianças já percebíamos que algumas partes do corpo nos causavam prazer. Quando estimuladas pelo toque ou por objetos, faziam aflorar uma sensação boa e viciante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com