TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Readequação de Gênero

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CAMPUS TIJUCA

CURSO DE PSICOLOGIA

Avaliação Psicológica no processo Transexualizador

POR:

ANA PAULA ALLONSO DE ARAGÃO – 1220400734

GIOVANNA DE SÁ RIO DOCE – 1220200701

VIVIANE CAMILLO MEDRONHO - 1220401397

Rio de Janeiro

2023.2


ANA PAULA ALLONSO DE ARAGÃO – 1220400734

GIOVANNA DE SÁ RIO DOCE – 1220200701

VIVIANE CAMILLO MEDRONHO – 1220401397

Título: Avaliação Psicológica no processo Transexualizador 

Trabalho realizado em cumprimento às exigências acadêmicas da disciplina Avaliação em Psicologia, curso de Psicologia, da Universidade Veiga de Almeida, ministrado pelaprofessora Lucia Helena Jorge Alves.

Rio de Janeiro

2023.2


[pic 2]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1. A importância da avaliação psicológica no processo transexualizador5

2.1.1. Avaliação por profissionais de saúde mental e médicos5

2.1.2. Idade e maturidade5

2.1.3. Realização de terapia hormonal prévia6

2.1.4. Tempo vivendo com o gênero desejado (período de vida real)6

2.1.5. Saúde física adequada) 6

2.1.6. Apoio psicológico) 6

2.2. Avaliação psicológica de readequação genital6

2.3. Disforia de gênero e a importância da despatologização9

2.4. Processo Transexualizador9

2.5. Cronologia Da Redesignação Sexual10

3. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS13

ANEXOS14

Glossário14


1. INTRODUÇÃO[pic 3]

A discussão em torno da cirurgia de transgenitalização e os procedimentos de intervenção da transexualidade no Brasil, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS), vem adquirindomaior destaque. Algumas pesquisas vêm sendo desenvolvidas em torno dessa questão, porém poucas tem dado o devido enfoque a importância da avaliação psicológica para a readequação de gênero. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho éressaltar dentro do processo transexualizador, a importância do processo de avaliação como ferramenta de apoio, acolhimento e garantidor de que as pessoas que buscam a readequação sexual, recebam cuidados adequados e individualizados, de forma a contribuir para o fortalecimento de suas potencialidades e autonomia.

Denomina-se Transgênero a pessoa cuja identidade de gênero é diferente do gênero que se recebe ao nascer, ou seja, a pessoa não se enxerga ou não se identifica com a designação sexual biológica recebida em seu nascimento, decorrente da genitália, ou seja, uma pessoa transgênero, é aquela cujo sexo designado no nascimento não está completamente alinhado e em conformidade com a maneira como ela se vê e se aponta diante da sociedade.

A transexualidade se identificano desejo e necessidade interna, constante e permanente, de mudança sexual apresentada pelo indivíduo. A história de vida deste é considerada de fundamental importância no desenvolvimento do que se considera ser diagnóstico de transexualidade.


2.DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR.

A cirurgia de redesignação sexual, também conhecida como cirurgia de readequação de gênero ou cirurgia de mudança de sexo, é uma parte importante do processo de transição de gênero para algumas pessoas transgênero. No entanto, a decisão de realizar essa cirurgia é altamente individual e depende das necessidades e desejos de cada pessoa. Não é uma escolha que seja adequada para todas as pessoas transgênero, e nem todas as pessoas transgênero desejam ou precisam passar por essa cirurgia para viver de acordo com sua identidade de gênero.

Aqui estão alguns pontos a considerar em relação à cirurgia de redesignação sexual:

2.1.1. Avaliação por profissionais de saúde mental e médicos:

Geralmente, as pessoas transgênero interessadas em realizar a cirurgia passam por avaliações por profissionais de saúde mental e médicos especializados em saúde transgênero. Essas avaliações ajudam a determinar se a cirurgia é uma opção adequada para a pessoa e se estão mentalmente e fisicamente preparadas para o procedimento.

2.1.2. Idade e maturidade:

A idade mínima para realizar a cirurgia de redesignação sexual varia de acordo com as leis e práticas médicas em diferentes países e regiões. Em muitos lugares, a cirurgia geralmente não é realizada em menores de 18 anos. No entanto, a maturidade emocional e a estabilidade mental da pessoa também são fatores importantes a serem considerados.


2.1.3. Realização de terapia hormonal prévia:

Muitas pessoas transgênero optam por iniciar a terapia hormonal antes da cirurgia. Isso não é um requisito estrito, mas a terapia hormonal pode ajudar a feminizar ou masculinizar o corpo de acordo com a identidade de gênero da pessoa.

2.1.4. Tempo vivendo com o gênero desejado (período de vida real):

Algumas clínicas ou médicos podem exigir que a pessoa viva por um certo período como o gênero desejado antes de serem elegíveis para a cirurgia. Isso é conhecido como o "período de vida real" e pode variar em duração.

2.1.5. Saúde física adequada:

A pessoa deve estar em boa saúde física para passar por uma cirurgia. Isso pode envolver exames médicos e testes para garantir que o procedimento seja seguro.

2.1.6. Apoio psicológico:

Ter um sistema de apoio emocional e psicológico é fundamental antes, durante e após a cirurgia. A cirurgia de redesignação sexual é um processo significativo e pode ser emocionalmente desafiador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (338.7 Kb)   docx (395 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com