TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Tourette

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a definição da Síndrome de Tourette, suas causas, sintomas e possibilidade de tratamento.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos – movimentos involuntários súbitos, não rítmicos e estereotipados, podendo ser motores ou vocais (barulhos) e que aparecem normalmente durante a infância, por volta dos 7 anos de idade. Os tiques vocais costumam aparecer em forma de tosse, pigarro, fungadas e a exclamação de palavras ofensivas. A intensidade dos tiques pode variar e costuma se intensificar em momentos de estresse, fadiga e ansiedade. Os tiques muitas vezes acabam passando despercebidos por serem comuns em atitudes corriqueiras como, mexer nos cabelos, arrumar a roupa, mas os tiques se tornam reconhecidos por ocorrerem de forma repetitiva.

Uma série de comportamentos estão associados a Síndrome de Tourette como a automutilação, hiperatividade, sintomas obsessivos compulsivos.

Apesar de não ser conhecida a causa da doença e nem a forma de extingui-la, os tratamentos são uma forma de amenizar as consequências, bem como proporcionar uma qualidade de vida mais próxima possível da normalidade. Sendo assim, é importante que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar a fim de possibilitar esta qualidade de vida.

SÍNDROME DE TOURETTE 

síndrome de Tourette ou doença de Gilles de lá Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância, caracterizado pela presença de tiques motores e vocais. Normalmente, a síndrome inicia-se durante a infância ou juventude de um indivíduo, ocasionalmente tornando-se crônica. No entanto, habitualmente durante a vida adulta, os sintomas tendem a amenizar.

Na grande maioria dos casos (80%), a manifestação clínica inicial da doença são os tiques motores. Estes englobam piscar, franzir a testa, contrair a musculatura da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos do abdômen ou outros grupos musculares, bem como outros movimentos mais elaborados, como tocar ou bater em objetos que se encontram próximos. Também existem os tiques vocais, que abrangem ruídos não articulados, como tossir, fungar ou limpar a garganta e emissão parcial ou total de palavras. Em menos da metade dos casos, observam-se a coprolalia e copropraxia, que é a utilização involuntária de palavras e gestos obscenos, respectivamente, a expressão de insultos, a repetição de um som, palavra ou frase referida por outra pessoa, que recebe o nome de ecolalia.

Foi primeiramente descrita em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, responsável por diagnosticar a afecção na Marquesa de Diampierre. Contudo, foi apenas em 1884 que esta doença foi denominada síndrome de Gilles de la Tourette, quando o estudante de medicina Gilles de la Tourette publicou um relato da patologia. O número de casos dessa doença tem sido crescente, sendo provavelmente em consequência da maior disponibilidade de informações e conhecimentos sobre a enfermidade, por parte das equipes de saúde responsáveis por diagnosticá-la.

SINTOMAS

A síndrome de Tourette se manifesta por tiques incontroláveis que podem passar despercebidos num primeiro momento e serem variáveis em alguns pacientes. Os sintomas aparecem durante a infância, nos primeiros anos de escolarização e tendem a diminuir com a idade. 

Os tiques podem ser motores, principalmente na parte superior do corpo - cabeça, pescoço, ombros. Eles correspondem a movimentos involuntários e súbitos causados por contrações musculares. Os tiques motores podem ser simples, como piscadas e movimentos de ombro, ou complexos, como gestos obscenos e movimentos coordenados em duas ou mais áreas do corpo. 

Há também os tiques sonoros, emitidos pela boca ou nariz. Risadas, fungadas, repetições de palavras, gritos e uso de palavras de baixo calão. 

No humor há ansiedade, apreensão ou raiva.

Também é comum a dificuldade de aprendizagem, espasmo da pálpebra, gagueira, pigarrear, piscar os olhos repetidamente, síndrome do sobressalto ou tosse.

Em casos mais severos da doença, quadros de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), déficit de atenção, perda de controle e automutilação também podem ser percebidos. 

CAUSAS

A ciência ainda não possui precisão quanto as causas da síndrome de Tourette e de muitas outras doenças cerebrais. Sabe-se que é hereditária, na maioria dos casos, mas não se conhece o modo exato como ela é herdada. Os cientistas ainda não descobriram um gene específico da síndrome de Tourette, mas em um aspecto eles parecem concordar: os tiques da síndrome resultam de anomalias no cérebro.

Especificamente, eles apontaram doenças no tálamo, gânglios da Base e córtex frontal do cérebro e também disfunções nos neurotransmissores entre as células nervosas do cérebro. Os cientistas suspeitam dessas partes do cérebro em razão de seus papéis na função cerebral. O tálamo atua na transmissão das informações sensoriais e motoras para o córtex cerebral e para o tronco cerebral. O gânglio basal está localizado na base do cérebro e atua na coordenação dos movimentos motores. Portanto, as desordens do gânglio basal geralmente resultam em um paciente cujos movimentos são involuntários e ocorrem inesperadamente. O córtex frontal está localizado, como o nome sugere, na parte da frente no cérebro, logo atrás da testa. Essa parte do cérebro é responsável pelo controle da atividade motora hábil, que inclui a fala.

Anomalias nos neurotransmissores, especificamente quantidades excessivas do neurotransmissor dopamina, também podem estar envolvidas na síndrome, o que alguns sugerem que talvez seja o mecanismo primário da síndrome de Tourette. A dopamina atua no cérebro para ajudar a regular movimentos e emoções. Portanto, qualquer distúrbio pode alterar esses fatores. Em pacientes com quantidades excessivas de dopamina, os sintomas de contrações musculares involuntárias súbitas e espasmódicas, como aquelas da síndrome de Tourette, são esperadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com