TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tabela Sensorial

Por:   •  12/3/2022  •  Exam  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TABELA SENSORIAL

EQUILÍBRIO

Envolve o corpo no espaço e tempo, direção e movimento

AUTISTA HIPO: costuma balançar e girar.

SOLUÇÃO: incentivar atividades e brincadeiras que o ajudem a desenvolver o equilíbrio, como agacha-agachados e amarelinha, por exemplo.

AUTISTA HIPER: Sente dificuldade em atividades que incluem o movimento, como acelerar ou frear bruscamente durante uma corrida.

SOLUÇÃO: Aplicar atividades por etapas. Por exemplo, usar pistas visuais como uma linha de chegada ou avisos de antecedência.

CONSCIÊNCIA CORPORAL (PROPRIOCEPÇÃO)

Representa a noção do próprio corpo e como ele se move e reage.

AUTISTA HIPO: Mantém os pés muito próximos uns dos outros. Não compreende o espaço corporal pessoal e encosta ou esbarra com frequência em pessoas.

SOLUÇÃO: Os pais podem aplicar fita colorida no chão para indicar os limites.

AUTISTA HIPER: Tem dificuldade com habilidades motoras sutis, como a manipulação de pequenos objetos (botões, amarrar cadarços de sapatos).

SOLUÇÃO: Atividades com bolas e prancha de pinos (a prancha com pinos envolve o uso das mãos juntamente com os olhos para coordenar o movimento, fazendo com que o paciente remova pinos de orifícios e coloque-os de volta na prancha.

OLFATO

Corresponde aos odores

AUTISTA HIPO: Alguns autistas possuem pouca ou nenhuma noção de cheiro.

SOLUÇÃO: Usar produtos com fragrância forte como recompensa ou para distraí-los de estímulos inadequados, como tentar investigar as próprias fezes.

AUTISTA HIPER: Odores podem ser intensificadas e perturbadores, provocando problemas ao ir ao banheiro, aversão a pessoas com perfumes fortes, shampoos etc.

SOLUÇÃO: Recorrer a sabonetes e produtos de higiene pessoal inodoros, não usar perfumes, manter o ambiente livre de fragrâncias.

VISÃO

Ajuda a definir os objetos, pessoas, cores, contraste e limites espaciais

AUTISTA HIPO: Pode enxergar as coisas em tons mais escuros, perder o recurso de distância ou concentrar-se na visão periférica, pois seu foco central é borrado. Pode apresentar percepção de profundidade deficiente, acarretando em problemas para jogar e pegar.

SOLUÇÃO: Reduzir a iluminação fluorescente, utilizando lâmpadas com potência mais quente, evitar bloqueios visuais, como paredes e muros, e deixar a área periférica da visão livre de objetos, para não aguçar distrações visuais.

AUTISTA HIPER: Sua visão é distorcida e muito sensível a luzes brilhantes e claridade.

SOLUÇÃO: Utilizar pistas e indicações visuais pelo ambiente, óculos de sol e lâmpadas suaves.

AUDIÇÃO

Corresponde aos sons do ambiente. Dentre todos os sistemas sensoriais, é o que mais apresenta deficiências

AUTISTA HIPO: Os sons são captados por uma orelha ou apenas por uma parcela da audição. O autista nessa condição não é capaz de reconhecer sons em particular e prefere ambientes mais ruidosos.

SOLUÇÃO: Treinamento de integração auditiva, testes e exercícios sonoros, além de terapia com música.

AUTISTA HIPER: Tem capacidade de ampliar o volume dos ruídos que escuta e sofre com a falta de concentração, o que os torna particularmente sensíveis a estímulos externos, como, por exemplo, conversas a distância. Sua deficiência auditiva pode ter efeito direto sobre a sua capacidade de comunicação e também pode afetar seu equilíbrio.

SOLUÇÃO: Manter portas e janelas fechadas, para reduzir os sons externos que ele tem de lidar, prepara-lo antes de ir para um lugar barulhento ou movimentado e usar tampões de ouvidos e fones de ouvido ajustados para se concentrar.

TATO

O toque é um componente importante no desenvolvimento social. A pele, o maior órgão do corpo humano, responde ao toque, ao tipo de pressão exercida sobre ela, ao nível de dor e nos ajuda a distinguir entre as temperaturas quente e fria.

AUTISTA HIPO: Insensível à dor e a variações de temperatura, prefere se cobrir com roupas e cobertores pesados, para ter alguma percepção de pressão tátil.

SOLUÇÃO: Roupas e cobertores pesados, além de exercícios com diferentes texturas e toques, visando integrar o tato com a sensibilidade real.

AUTISTA HIPER: O toque pode ser doloroso e desconfortável e muitas vezes o autista irá deixa-lo, o que pode desencadear problemas em seus relacionamentos com outras pessoas. Além disso, evitam meias e luvas, apresentam dificuldades de escovar os dentes e lavar o cabelo e preferem certos tipos de roupa e texturas, preferencialmente leves e lisas.

SOLUÇÃO: Avise o autista se for toca-lo. Lembre-se de que um abraço pode ser doloroso e não reconfortante e acostume-o gradualmente a texturas variadas.

PALADAR

Sistema correspondente aos saberes doce, azedo, amargo, salgado e picante. A maioria dos autistas, por apresentar papilas gustativas sensíveis, segue dietas limitadas

AUTISTA HIPO: Prefere alimentos muito salgados e pode desenvolver o vício de experimentar de tudo, como terra, tijolo e areia.

SOLUÇÃO: Experimente introduzir à sua dieta alimentos com texturas similares, tais como grãos, farinha de milho e aveia.

AUTISTA HIPER: Alguns sabores e alimentos são demasiadamente fortes e incômodos para ele, assim como determinadas texturas. Algumas crianças só ingerem alimentos mais neutros, tais como purê de batatas ou papinha.

SOLUÇÃO: Treinar o paladar aos poucos, a fim de fazê-lo aceitar sabores mais atenuados. Para equilibra-lo, vale introduzir em meio às refeições ingredientes suaves.

Fonte: Revista Guia minha saúde especial – Autismo, ed. 5 nº01

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (176.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com