TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tabela Sniffy

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

Método

Nosso trabalho aqui apresentado foi muito importante, pois, pudemos realizar na prática os conceitos que aprendemos em sala de aula. Nele mostraremos de um jeito simples e de fácil entendimento cada passo do processo utilizando o rato virtual.

Sujeito

O experimento com o rato albino da raça"Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar, foi realizado com o programa Software Sniffy Pro que tem função didática, substituindo o sujeito para o experimento, por questões de higiene, facilidade e tempo utilizado.

Ambiente, materiais e instrumentos utilizados

Usamos o laboratório de informática da Faculdade Anhanguera no ano de 2018, com os computadores disponibilizados, e também papéis e caneta para anotarmos os comportamentos realizados pelo rato. Com duração de 04 aulas, inicialmente nos familiarizarmos com o programa e fizemos a observação no nível operante na qual formamos duplas em que um observava e o outro anotava as observações, a segunda começamos o procedimento de modelagem, na terceira o esquema de reforçamento contínuo e extinção operante e na quarta e última aula o esquema de reforço intermitente e treino discriminativo.

1° Aula: Observação no nível operante.

Durante a primeira aula não interferimos em nada, observamos os comportamentos do rato virtual, nos quais eram: Levantar-se, pressionar a barra, lamber o comedouro, farejar, andar e se coçar. O qual foi feito com duração de 15 minutos, sendo cronometrado de 1 em 1 minuto, fazendo a observação constante, anotávamos cada ação do rato.

2° Aula: Procedimento de modelagem

Iniciamos com a liberação do alimento (estimulo reforço), de início apenas liberávamos o alimento quando o rato se aproximava sucessivamente da barra ou se levantava perto dela, quando a farejava e quando a pressionava. Depois, passamos a liberar o alimento apenas quando o rato pressionava a barra. Esta parte nos mostrou como reforçar as respostas emitidas pelo rato, com finalidade de ensinarmos a ele um novo comportamento.

3° Aula: Esquema de Reforçamento Continuo e Extinção Operante

• Reforçamento Continuo

O reforçamento contínuo da pressão a barra, consiste em cada pressão à barra a liberação de alimento (reforço). Para isto, cada vez que o rato pressionasse a barra, o alimento era liberado. Observamos esse processo durante 15 minutos, anotando minuto a minuto as reações apresentada, conforme a tabela abaixo.

• Extinção Operante

Depois de realizar o reforçamento contínuo da pressão a barra, iniciamos o procedimento de extinção da resposta de pressão à barra. Nesta fase o objetivo é observar o que acontece com a frequência da resposta de pressionar a barra ao suspender a condição de reforço (alimento) da mesma. No entanto, antes de extinguir a resposta da pressão a barra, observamos a resistência à extinção, que é a emissão do comportamento (pressão a barra) repetidas vezes, mesmo sem a presença do alimento (reforço). Observamos minuto a minuto o comportamento do rato, conforme mostra na tabela abaixo. Ao longo de 12 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com