TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VONTADE: A PSICOMOTRICIDADE E SUAS ALTERAÇÕES

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 7

A VONTADE, A PSICOMOTRICIDADE E SUAS ALTERAÇÕES.

A VONTADE é uma dimensão da vida mental, relacionada  as esferas :  Instintiva

Afetiva, intelectiva, valores, princípios, hábitos  e normas.

ATO VOLITIVO é traduzido pelas expressões: “ EU QUERO OU EU NÃO QUERO “      

Motivos: razões intelectuais que influem sobre o ato volitivo.

Móveis: Influências afetivas atrativas ou repulsivas que pressionam a decisão volitiva.

PROCESSO VOLITIVO:  Se dá em  4 ETAPAS ou momentos:

FASE DE INTENÇÃO - FASE DE DELIBERAÇÃO -  FASE DE DECISÃO - FASE DE EXECUÇÃO

FASE INTENÇÃO OU PROPÓSITO: Tendências básicas do indivíduo, suas inclinações e interesses. Impulsos; desejos; temores inconscientes. São decisivas no  ato volitivo,  às vezes imperceptíveis para o próprio indivíduo.

FASE DA DELIBERAÇÃO: Ponderação consciente, levando-se em conta tanto os motivos como os móveis implicados no ato volitivo. Análise básica do que seria. Positivo ou negativo; favorável ou desfavorável; benéfico ou maléfico em sua decisão. Consideração dos vários aspectos e das implicações de determinada decisão.

FASE DA DECISÃO: Momento culminante do processo volitivo,  que demarca o começo da ação, no qual os móveis e os motivos vencidos dão lugar aos vencedores.

FASE DA EXECUÇÃO: Etapa final do processo volitivo. Os atos psicomotores simples e complexos decorrentes da decisão são postos e funcionamento. Realizar e consumar aquilo que mentalmente foi decidido e aprovado pelo indivíduo.

ALTERAÇÕES DA VONTADE

HIPOBULIA/ABULIA: Diminuição ou até abolição da atividade volitiva. O indivíduo  não tem vontade para nada, sente-se muito desanimado, sem forças. Apatia (indiferença afetiva); fadiga fácil; dificuldade de decisão. Comum em quadros depressivos graves.

ATOS IMPULSIVOS E ATOS COMPULSIVOS:

Ato Impulsivo: Espécie de curto circuito do ato voluntário, da fase de intenção à fase de execução. Abole abruptamente as fases de intenção, deliberação, decisão. Ocorre por causa da intensidade dos desejos ou temores inconscientes, como da fragilidade das instâncias psíquicas de reflexão análise,  ponderação e contenção dos impulsos e  desejos.

Características do Ato Impulsivo: É realizado sem fase prévia de intenção, deliberação e decisão. É realizado de forma egossintônica. O indivíduo não percebe tal ato como inadequado, não tenta evitá-lo. O ato impulsivo não é contrário aos valores morais e desejos de quem o praticam. É associado a impulsos patológicos inconscientes, intolerância à frustração e adaptação à realidade objetiva. Da mesma forma, o indivíduo dominado pelo ato impulsivo tende a desconsiderar os desejos e as necessidades das outras pessoas.

Ato Compulsivo: Reconhecido pelo indivíduo como indesejável e inadequado, assim como pela tentativa de refreá-lo ou adiá-lo.

Atos compulsivos simples: coçar-se, picar-se, arranhar-se.  

Atos compulsivos complexos: tomar banho de forma repetida e muito ritualizada, lavar as mãos e secar-se de modo estereotipado, por inúmeras vezes seguidas.

Características dos Atos Compulsivos: Vivência  de  desconforto subjetivo por parte do indivíduo que realiza o ato compulsivo. São egodistônicos, isto é, experienciados como indesejáveis contrários aos valores morais e anseios de quem os sofre. Tentativa de resistência. Há a sensação de alívio ao realizar o ato compulsivo, alívio que logo é substituído pelo retorno do desconforto subjetivo e pela urgência em realizar novamente o ato compulsivo. Ideias Obsessivas. Ex: Alguém que pensa ser contaminado lava compulsivamente as mãos.

IMPULSOS E COMPULSÕES PATOLÓGICAS:

Automutilação: Impulso seguido de autolesão voluntária. Acontece em: Transtorno da  personalidade borderline, transtorno obsessivo compulsivo,  deficientes mentais. CASOS GRAVES Auto-enucleação (extração do próprio olho); Auto-amputação do pênis. ACONTECE: psicóticos, geralmente esquizofrênicos em estado alucinatório-delirante e indivíduos com psicoses tóxicas, produzidas por alucinógenos.

Frangofilia: Impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo. Associado  a estados de excitação impulsiva intensa e agressiva. Acontece: Psicoses, quadros de intoxicação por psicotrópicos, transtornos da personalidade, deficientes mentais.

Piromania: É o impulso de atear fogo a objetos, prédios, lugares, etc. Ocorre principalmente em indivíduos com transtornos da personalidade.

Impulso e o ato suicida: Há em todas as culturas e acontece  com muitos pacientes ansiosos e deprimidos. Um desejo de morrer e de desaparecer. Está sempre associado a outros sintomas como: humor depressivo, desesperança, ansiedade intensa, desmoralização crônica, dor ou disfunções orgânicas crônicas.

IMPULSOS E COMPULSÕES RELACIONADOS À INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS OU ALIMENTOS:

Dipsomania: compulsão periódica para ingestão de grandes quantidades de álcool. A crise é superada, havendo geralmente amnésia retrógrada para o ocorrido.

Binge drinking: ingestão de grandes quantidades de álcool.

Bulimia: Impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos. Sente-se culpado, com medo de engordar, e induz vômitos ou toma laxativos.

Potomania: Compulsão de beber água ou outros líquidos sem sede. Acontece em quadros crônicos de esquizofrenia.

Polidipsia: O indivíduo sente sede exagerada, geralmente devido a alterações metabólicas em seu organismo.

ATOS E COMPULSÕES RELACIONADOS AO DESEJO E COMPORTAMENTO SEXUAL

Fetichismo; Exibicionismo; Voyeurismo; Pedofilia;  Pederastia; Gerontofilia; Zoofilia; Necrofilia; Corpofilia; Ninfomania; Satiríase; Compulsão a masturbação; Compulsão a utilização de roupa íntima do sexo oposto; Compulsão a utilizar  clisteres.

Exibicionismo: Impulso de mostrar os órgãos genitais contra a vontade do outro.

Voyeurismo: Impulso de obter prazer pela observação visual de uma pessoa que está tendo relação sexual, ou simplesmente está nua ou se despindo. Espiar pra ter prazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com