TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A autópsia psicológica

Tese: A autópsia psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A autópsia psicológica propicia dados importantes para o estudo da conduta suicida. E a partir destes dados pode-se revisar toda a história do paciente e idealizar programas de intervenção frente a conduta suicida.

O texto avalia o contexto social, familiar, e estudo psicopatológico da adolescente suicida. Os aspectos psicopatológicos apresentam-se de fundamental importância, assim como as características do meio cultural diante de importantes alterações psíquicas nos meses que antecederam o suicídio.

Destaca-se a importância da avaliação detalhada de adolescentes com ideação suicida, assim como a necessidade imperiosa de atendimento aos núcleos familiares com história de prévios atos suicidas consumados, na tentativa de reduzir o suicídio.

Unitermos: Suicidio; Autópsia psicológica; adolescente.

Summary

The psychological autopsies make up important issues for awareness of suicide and its determinism. We reconstruct patient history and use this dates to program interventions in order to prevent suicide behaviour.

In this case, we study the social context, family, and psychopathologic characteristics of adolescent suicide behaviour. The psychopathologic is very important likewise, the social culture in the months before suicide occurs.

This issue gives emphasis to the need of a careful evaluation of all suicidal adolescents and the imperative interventions in all family with history of suicide behaviour of parents, relatives or friends. This intervention may reduce suicide.

Key words: Adolescent Suicide; Psychological Autopsy; Adolescent

Introdução

"...E, vai, Nhinhinha adoeceu e morreu. Diz-se que da má água desses ares. Todos os vivos atos se passam longe demais..." Guimarães Rosa.

A autópsia psicológica busca determinar a motivação e entender todo o desenrolar dos acontecimentos que antecederam a morte. Apesar de suas dificuldades, em basear-se em um exame retrospectivo de fontes secundárias de informação, é uma metodologia confiável e propicia dados importantes sobre o suicídio 1,2,3,4.

Apresentação do caso

Metodologia

Os dados descritos foram obtidos através de entrevistas familiares (pais e duas irmãs maiores de idade) na própria residência, e em entrevistas no Centro de Saúde, onde se dirigiu a família para seguimento. Também foi entrevistado um "Curandeiro", que assistiu TM em um período de dois meses antes do suicídio. O número de entrevistas foram duas para cada pessoa (uma na residência e outra no Centro de Saúde). E o curandeiro também foi entrevistado duas vezes, ambas em sua residência. Objetos pessoais também foram avaliados, mas não foi encontrado nenhuma "carta de despedida". Entre a data de suicídio e o inicio das entrevistas transcorreram dois meses. A entrevista se baseou na história clínica (antecedentes pessoais e familiares), circunstância da morte, descrição do comportamento nos meses anteriores que antecederam a morte, e opinião pessoal dos motivos que levaram ao suicídio. Após a compilação dos dados, foi aplicado os critérios da CID-105 para o diagnóstico psiquiátrico nas alterações psicopatológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com