TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A biografia de Freud, suas teorias e métodos de tratamento

Artigo: A biografia de Freud, suas teorias e métodos de tratamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Nome Completo: Sigmund Schlomo Freud

Nascimento: 6 de maio de 1856 em Freiberg in Mahren, Morávia Império Austríaco ( Atualmente pertencente a República Tcheca)

Morte: 23 de setembro de 1939 (83 anos ) em Londres

Nacionalidade Austríaca

Etnia: Judeu asquenaze

Algumas Influencias: Jung, Brucke, Charcot, Breuer, Shakespeare, Schopenhauero, Goethe, Sófocles, Nietzsche, Barwin, Friedrich.

Influenciados: Jung, Lacan, Adler, Klein, Escola de Frankfurt, Guattari, de Beauvoir, Castoriadis e outros.

Prêmios: Prêmio Goethe

Escola/tradição: Psicanálise (fundador)

Principais interesses: Neurologia, psiquiatria, psicologia, psicoterapia, psicanálise, literatura.

Mais conhecido como Sigmund Freud, foi médico neurologista judeu, fundador da psicanálise. Iniciou seus estudos utilizando a hipnose como método de tratamento em pacientes com sintomas de histeria. Observando os pacientes de Charcot, tirou a conclusão de que a causa da doença dos pacientes não era orgânica e sim psicológica. Freud também ficou conhecido por criar uma clinica da psicandise para tratamento da psicopatologia, através de dialogo entre paciente e psiconalista. Freud Também acreditava que o desejo sexual era a energia inicial para amadurecimento humano. Em pacientes com histeria ele parou de fazer hipnose , e passou a fazer apenas interpretações de sonhos e ligação de fatos, com seus pacientes.

Suas teorias e métodos de tratamento sempre foram criticados desde o inicio até os dias de hoje. Suas ideias são frequentemente analisadas e discutidas por especialistas na área.

Freud afirma também que os pensamentos humanos são feitos através do aceno a consciência, relacionando ideias e acontecimentos. Isso faz com que a mente crie pensamentos baseados em imagem. Com isso pode se destinguir , processamento primário e secundário.

Para Freud a consciência humana se divide em três níveis Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.

Consciente= possui material perceptível ;

Pré- consciente= material de mais fácil acesso ;

Inconsciente= material de difícil acesso, conteúdo mais profundo do homem.

Esses três níveis estão distribuídos em três entidades que formam a mente humana : O id, o Eg e o Superego. Segundo Freud o conteúdo do inconsciente , muitas vezes é geralmente reprimido pelo ego. Mas através Freud usa outros mecanismos para driblar essa repressão ajudando seus pacientes a interpretar seus próprios sonhos.

Muitas críticas são feitas sobre Freud atualmente, criticas que argumentam seus métodos a analises clinicas. Mas também há uma certa revolução promovida pelo mesmo na área de medicina psicológica. Grande nome de psicologia ajudou e vem ajudando até os dias de hoje em tratamentos de doenças de psique. Muito criticado por vários profissionais de época Freud teve poucos a seu favor mas mesmo com toda controvérsia sobre seus estudos e fatos verídicos ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com