TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos relacionados com a TEORIA Freud PENSAR aplicação da psicologia na educação

Tese: Aspectos relacionados com a TEORIA Freud PENSAR aplicação da psicologia na educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

O intuito deste trabalho é estudar alguns dos teóricos da Psicologia que contribuíram com a história da educação em geral. Esses teóricos estudam as emoções do ser humano, é a base para suas pesquisas.

Esperamos compreender melhor o funcionamento do psiquismo humano, dos pensamentos, sentimentos, e comportamentos, nas relações produzidas no cotidiano escolar. A partir disso, procuramos compreender em especial, o surgimento das preocupações e dúvidas que as crianças possuem.

Buscamos adquirir o máximo de informação, pois sabemos que teremos maiores condições de construir o conhecimento.

ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD, PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

Sigmund Freud (1856-1939) nasceu na região da Morávia. Foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Sua mãe, Amália, era a terceira esposa de Jacob, um modesto comerciante. A família mudou-se para Viena em 1860.

Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Era adorado pela mãe, que o chamava “meu Sigi de ouro”, e amado pelo pai, que lhe transmitiu os valores do judaísmo clássico.

Iniciou seus estudos pela utilização da hipnose, um método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Para ele o desejo sexual era a energia primária da vida humana. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.

A psicologia psicanalítica, ou metapsicologia, é a construção teórica que explica o funcionamento psíquico nas formações do inconsciente, cuja análise mostrava de modo sistemático o desdobramento da vida mental em dois conjuntos organizados de pensamentos, independentes um do outro, embora referentes à mesma questão. Tendo percebido que a chave para a compreensão das formações do inconsciente residia em compreender, e interpretar seu sentido, a construção de teoria Freudiana organiza-se em torno de três questões fundamentais:

Como um produto psíquico adquire sentido, que sentido é esse, e como, e em que condições, podem ter acesso à consciência.

De maneira geral, pode-se dizer que ele conjuga uma teoria da representação, do pensamento e uma teoria da linguagem. Freud considera a tradicional dicotomia entre o lado material, ou do conteúdo ideativo, tradicionalmente identificado como a faceta psicológica e subjetiva do fenômeno mental, e o lado formal, ou do pensar, também por tradição identificada com a faceta lógica e objetiva. Os processos perceptivos fornecem o conteúdo representacional dos processos mentais, e a experiência do sujeito, relativa a esse conteúdo, fornece seu processamento.

Dentro da psicologia cognitiva, talvez os primeiro estudos mais influentes que levaram a considerar de modo ser a hipótese de que a mente humana dispõe de, imagens mentais distintas e análogas aos estímulos físicos percebidos. Suas observações indicavam que essas imagens mentais efetuavam certas formas de raciocínio. Ele pôde observar nos seus pacientes neuróticos, por volta dos finais do século XIX, que a maior parte das perturbações emocionais devia-se a existência de problemas sexuais reprimidos, embora, o conceito de sexualidade tivesse para ele um significado muito mais vasto do que lhe era atribuído pela linguagem comum.

Freud inovou em dois campos, desenvolveu uma teoria da mente e da conduta humana, e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente. Alguns de seus seguidores afirmam estar influenciados por um, mas não pelo outro campo. Seus conceitos de inconsciente, desejos inconscientes e repressão foram revolucionários; propõem uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas na consciência e se manifestam nos sonhos.

Do ponto de vista da medicina, a teoria e prática freudiana têm sido substituídas pelas descobertas ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com