TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicanálise como método de tratamento das neuroses e psicoses

Artigo: A psicanálise como método de tratamento das neuroses e psicoses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A psicanálise é um método de tratamento de neuroses e psicoses, desenvolvido inicialmente por Sigmund Freud, que investiga os aspectos psicológicos dos processos mentais, seu tratamento é dizer tudo que vem a mente para uma melhor compreensão. Sabe-se que a psicanálise teve seu marco na publicação da obra A Interpretação de Sonhos no ano de 1900, mas Freud já havia começado sua pesquisa um pouco antes quando se formava vem medicina.

Freud Aprende com Charcot a hipnose para aplicar em paciente com histeria, mas Freud quer se aperfeiçoar e se aproxima de Breuer com quem descobri como estudar e tratar a histeria. Por intermédio desses estudos que uma lógica opera no ser humano, uma lógica que interiorizada pelo ser humano, algo que não parece ser revelado, a consciência nos é presente e o que Freud nos mostra é o inconsciente. A uma ordem mental que a psicanálise mostrava o consciente e inconsciente. O inconsciente é ambivalente, pois o tempo não é linear e contrários coexistem, como o não e o sim. Dessa maneira, o sujeito pode amar e odiar ou querer e não querer ao mesmo tempo, seguindo uma linha dialética.

Pensei em escrever algo,

Não consegui,

Pensei em ser alguém melhor,

Não tive sucesso,

Pensei em dizer não pra tudo que é errado,

E fiz,

Pensei em amar mais,

Não amei,

Pensei em agir,

Não tive força,

Pensei em desistir de tudo,

Não tive êxito,

Pensei quem sou nesse imenso mundo,

Onde há bem e mal,

Onde há sim e não

Aonde sim e não andam juntos

Sem saber para que servem e como serem usados,

Pensei dizer sim,

Consegui um não,

Pensei dizer não,

E tudo esvaeceu... (ANTOLOGIA POÉTICA 2008, pg.24)

A varias formas de linguagem, elas revelam o que esta em oculto no inconsciente, sendo possível observá-lo de fora do aparelho psíquico, de certa forma o paciente sabe e não sabe que sabe o inconsciente não segue uma lógica linear, mas é atemporal a dialética e é onde os contrários coexistem. O inconsciente humano é pura energia psíquica. Freud separa o aparelho psíquico em Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente tendo o fluxo entre eles. O pré-consciente seria responsável por armazenar as informações que não estão na consciência naquele exato momento, mas podem ser acessadas sempre que necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com