TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicomotricidade

Resenha: A psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

A psicomotricidade considera motricidade humana a aderir à como uma ação que só condiz a uma interação a um sujeito sendo que essa ação sendo concebida e elaborada nos substratos psiconeurológicos que integram regulam,concentram ,planificam e executam.

Tratando a forma educativa, educativa, reeducativa e terapeuticamente a psicomotricidade como processo de se relacionamento a como as situações a uma ação de estímulos numa linguagem especifica, entre gnosias e praxias. (organização funcional médio cerebral superior)

Gnosias: Capacidade de reconhecer objetos, cores, pessoas, animais.

Praxias: Capacidade motora (coordenação, sequência motora, é um movimento intencional) temos praxia global e praxia fina que constituem o sistema psicomotor. A praxia é o que garante a ideação, ou seja, a habilidade de imaginar o que fazer com um objeto sem papel definido ou não familiar.

Assim trazendo fundamentos para a aprendizagem tendo associamento dinâmicos para motivar o seus atos de pensamento, com o gesto à palavras e as emoções e seus conceitos sendo numa linguagem mais neurocientifica, associado o corpo, o cérebro e seus ecossistemas envolvente ou que seja os movimentos a serem inteligente ou psicamente sendo mais elaborados e controlados.

Na educação física como outras áreas se da um tipo de conhecimento: com suas limitações e potencialidades, com a satisfação proporcionada pela superação de limites ou com a frustração de viver o fracasso.

Esse conhecimento tem papel importante na formação dos alunos, pois objetiva ajudá-los a tomar consciência de seu corpo e a trabalhar o equilíbrio emocional e a auto-estima.

Com isso o ganho da criança vai ter construindo e reconstruindo conceitos por meio da sua percepção de mundo, na qual o corpo é o termo de referência.

Organização Espacial :

Se tem a orientação, que se tem sua base de estrutura do mundo exterior do seu eu, que tem objetos e pessoas tem a base estática e dinâmica.

A orientação espacial é a capacidade que tem o indivíduo de situar-se e orientar- se, localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender noções de situação, tamanho, movimentos, formas, volume etc..

Proporcionando melhorias a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas possibilidades de ações se adaptando.

A estruturação espaço-temporal é uma habilidade importante para uma adaptação favorável da criança, pois lhe permite não só movimentar-se e reconhecer-se no espaço, mas também desencadear e dar sequencia aos seus gestos, localizar as partes do seu corpo e situá-las no espaço, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana, com isso se adaptando e interando ao meio que vive, constituído por quatro níveis, duração, ordem, sucessão e ritmo que se relacionam entre si, formando a estruturação temporal do individuo.

As noções temporais são muito abstratas, muitas vezes bem difíceis de serem adquiridas pelas crianças. Assim a adaptação ao tempo é função do desenvolvimento do conjunto da personalidade”. Portanto nota-se, que através do desenvolvimento do esquema corporal, ou seja, da conscientização da criança em relação ao seu próprio corpo, do movimentar-se e das suas relações com o exterior, é que ela passa ter, progressivamente, noções sobre o tempo.

O espaço é definido pela sua variedade de significados, podendo estar relacionado a uma extensão infinita (espaço sideral), a uma extensão superficial limitada (medidas) e a uma extensão de tempo e intervalos (minutos, lento, rápido). Portanto, o trabalho interdisciplinar permite à Educação Física uma interação na construção do conhecimento na escola.

Com isso nessa interação e a visualiza a si privilegiar a qualidade de relação afetivo-emocional com a ter uma base tônica , a ter controle postural, tendo a noção do tipo de corpo e suas dimensões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com