TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Sobre O Texto: O Trabalho Psicopedagógico à Luz Da Psicomotricidade

Exames: Reflexão Sobre O Texto: O Trabalho Psicopedagógico à Luz Da Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

A psicomotricidade visa destacar a relação existente entre a mente, a afetividade e a motricidade, através de uma técnica.

O esquema corporal é importante, pois é a representação que a criança tem do seu próprio corpo. Isto implica que a criança irá se sentir bem ou mal dependendo da sua consciência em relação ao seu corpo. É neste aspecto que a psicomotricidade no atendimento psicopedagógico se destaca. O objetivo neste caso é tornar este corpo na qual até o momento foi visto apenas como um veículo, uma forma de locomoção, em corpo que deseja e servirá de instrumento para dar lugar ao aprender.

Para que nós consigamos ser autores de nossos próprios pensamentos, é necessário que primeiramente consigamos estabelecer uma base para conseguirmos criar vínculos. É necessário estabelecer uma relação saudável entre quem ensina e quem aprende. Mais do que isso, o sujeito deve conseguir ter a autoria do seu pensamento a ponto de se sentir capaz de ensinar outro sujeito.

Acredito que a psicomotricidade seja importante para que o sujeito passe a conhecê-lo, a ponto de confiar no outro, estabelecer o vínculo. A psicomotricidade vai possibilitar um espaço para ressignificação e modificação do seu sintoma.

O trabalho interdisciplinar acontece, pois um psicopedagogo pode não ser um psicomotricista ou pode não compreender assuntos que estão ligados a outras áreas de conhecimento. Portanto é necessário que haja consciência das limitações de cada área, para que o trabalho possa ser realizado de forma adequada.

Se o psicopedagogo for capaz de identificar uma deficiência, mesmo não sendo de sua especialidade, este profissional conseguirá encaminhar o paciente de forma adequada. O trabalho interdisciplinar é fundamental, mas ter olhar clínico e entender um pouco sobre cada área torna o trabalho mais fácil e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com