TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABOP E ISOP

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  2.884 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

ABOP e ISOP

Orientação Vocacional

Leilyssa Layane da Costa Penha

Fortaleza – CE

2015

Leilyssa Layane da Costa Penha  201201345987

ABOP e ISOP

[pic 1]

Fortaleza – CE

2015

Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)

A Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) foi criada há 20 anos durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional que ocorreu na cidade de Porto Alegre/RS em 1993. É uma associação sem fins lucrativos, de direito civil privado e que fazem partes profissionais de formação universitária, cujo exercício profissional esteja ligado à orientação profissional no Brasil. A ABOP realiza encontros científicos bienais, apoia cursos, eventos e encontros relacionados com a orientação profissional, publica mensamente seu boletim e semestralmente sua revista com o objetivo de divulgar trabalhos e pesquisas votados para a temática da orientação.

A ABOP foi criada com o intuito de desenvolver e valorizar a Orientação Profissional no Brasil por meio da união de esforços e experiências dos profissionais que fazem parte da área. Atua com o propósito de oferecer qualidade em suas pesquisas e aos serviços prestados a população; estabelecer normas éticas e critérios de competências para os orientadores; e definir politicas públicas com o objetivo de oferecer acesso democrático à Orientação Profissional. A criação da ABOP foi de suma importância para a prática da Orientação Profissional no Brasil, pois, ela abriu caminho para o desenvolvimento de uma área, até então, pouco valorizada e reconhecida no país. Além de servir como meio de ampliação e divulgação de conhecimento sobre a prática no campo nacional e internacional.

Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP)

Reunindo técnicos e estudiosos da Psicologia Aplicada, o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) foi criado em 1947 na cidade do Rio de Janeiro junto a Fundação Getúlio Vargas. Na época de sua criação, a ISOP tinha como objetivos o atendimento ao público através dos processos de Seleção e Orientação Profissional; o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia Aplicada ao Trabalho e á Educação por meio da criação de instrumentos psicológicos brasileiros e pela adaptação e validação de instrumentos psicológicos estrangeiros; e a formação de especialistas. Nos seus primeiros anos desenvolveu um trabalho voltado para a implementação de técnicas de seleção e orientação profissional.

Mais tarde com o desenvolvimento dos cursos de Psicologia, a ISOP teve seus objetivos alterados, assim como seu nome, passando é a ser Instituto Superior de Pesquisa Psicológica; encerrou os serviços de atendimento ao publico; ampliou seu campo de interesse; e passou a realizar a formação de docentes e pesquisadores. A criação do ISOP foi de grande importância para o desenvolvimento dos modelos de Seleção e Orientação Profissional no Brasil, assim como para o desenvolvimento da Psicologia brasileira, principalmente da Psicométrica. Sendo também, responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com