TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA À OBESIDADE

Tese: ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA À OBESIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

UMA ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA DA OBESIDADE.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, isto é, há excesso de gordura no corpo. Proporciona ao indivíduo prejuízos à saúde, como dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor, além de favorecer o surgimento de enfermidades potencialmente letais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, Diabetes Não-Insulino-Dependente (Diabetes TipoII) e certos tipos de câncer.

O IMC é definido pelo peso em Kg dividido pela altura em metros quadrados, torna-se medida útil para avaliar o excesso de gordura corporal. Contudo o IMC não descreve a ampla variação que ocorre na composição corporal de indivíduos, desconsiderando idade entre outros critérios. Além disso, identificar a etiologia da obesidade não parece ser simples e objetivo.

A obesidade infantil está na maioria das vezes ligada a um distúrbio emocional, que pode começar a ser desenvolvida quando feto, por estar diretamente conectado aos sentimentos e emoção sentidos pela mãe, se a mãe vive em descontrole de emoção o bebê absorve, podendo se tornar uma criança ansiosa e suprir essa ansiedade na alimentação, agrava muito quando a mãe trabalha fora e não participa diretamente dos hábitos alimentares do seu filho e muitas vezes tenta suprir a ausência com guloseimas, faz-se assim com que comam em hora errada e pela sensação de prazer que traz um doce sempre que estiver ansioso ou em alguma situação que o deixe inquieto, sem controle de suas emoções irá recorrer ao doce, biscoitos e guloseimas em exesso.

A modificação nos padrões de morbimortalidade vem sendo estudado objetivamente a partir da década de 60, sob o enfoque dos processos de Transição Demográfica, Transição Epidemiológica e Transição Nutricional. Países em desenvolvimento estão apresentando uma redução das doenças infecciosas e um aumento nas doenças crônicas não transmissíveis.

A Transição Epidemiológica é o resultado das variações comportamentais dos padrões de morbimortalidade e fecundidade, que determinam mudanças na estrutura populacional, ao se processarem as alterações na maneira de adoecer e morrer. A Transição Nutricional é um processo de modificações sequenciais no padrão de nutrição e consumo, que acompanham mudanças econômicas, sociais e demográficas, e do perfil de saúde das populações. A Transição Epidemiológica/Nutricional, ainda não se concluiu. Apesar do aumento significativo das causas de morte por DCNT, a prevalência de doenças infecciosas como causa ainda é significativa.

Em todas as Regiões do país, parcelas significativas da população adulta apresentam sobrepeso e obesidade. Torna- se mais relevante ao verificar que este aumento, apesar de distribuído em todas as regiões do país e no diferentes estratos socioeconômicos da população, é proporcionalmente mais elevado entre as famílias de baixa renda. Ainda não há causa suficientemente esclarecidas para a Obesidade no mundo. As dificuldades na comprovação dos determinantes da obesidade devem-se, em parte, à grande variabilidade do gasto energético individual.

Porém existi algumas hipóteses, que estão sendo estudadas na tentativa de esclarecer essas causas. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de populações apresentarem-se geneticamente mais suscetíveis à obesidade. A segunda hipótese vem sendo a mais estudada; ela atribui a tendência de ascensão da obesidade em países desenvolvidos e em desenvolvimento, a rápidos e intensos declínios de gastos energético dos indivíduos, relacionada à redução da atividade física. Portanto, as melhorias nas condições de vida seriam a causa principal do aumento da obesidade. Na terceira hipótese, a obesidade resultaria de uma desnutrição energético-protéica precoce, ou seja, a obesidade ocorreria como uma sequela da desnutrição.

Na verdade, a obesidade é determinada por vários fatores, sendo que os mesmos atuam em conjunto na determinação clínica da doença. A urbanização induziu uma mudança nos padrões de vida e comportamento alimentar das populações. Em países em desenvolvimento, o tipo de alimento consumido na zona rural apresenta-se diferente daquele consumido na zona urbana, numa relação diretamente proporcional ao poder aquisitivo ou ao nível socioeconômico. No caso específico de países em desenvolvimento, como o Brasil, é considerável o fenômeno da urbanização e o seu impacto sobre os padrões de atividade física e as características da alimentação.

No Brasil, entre outros fatores, a expansão do setor de serviços, com a predominância de ocupações que demandam baixo gasto energético, sugere que o desenvolvimento e a modernização do país associam-se a alterações significantes e negativas na atividade física, sendo estas relevantes para explicar a ascensão da doença. A obesidade, que inicialmente predominava nas classes econômicas de maior renda, vem apresentando uma evolução temporal com predominância nas populações mais pobres, principalmente entre as mulheres.

Atualmente, no Brasil, questões voltadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com