TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANAMNÉSIA

Resenha: ANAMNÉSIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Chamamos de “Síndrome da adolescência normal” as características que ocorrem na adolescência que indicam mudanças no comportamento, mas que são típicas desse período, não sugerindo alterações patológicas, É preciso lembrar que essas mudanças são alteradas a todo o momento. Devido a essa característica, a conversa sempre será o melhor caminho para as explicações e entendimentos. Não considere que essas atitudes vão se manter na idade adulta, mas será sempre preciso deixar claro o que você pensa em relação a tantas mudanças.

Em busca de alguns esclarecimentos sobre essa nova fase de sua vida conversamos com a adolescente, K.B de 15 anos, estudante do ensino médio, de família tradicional composta de pai, mãe e dois irmãos, K.B é a filha mais velha e isso acarreta grandes confusões em sua cabeça, pois cuida de dois irmãos, sendo que tem que lidar com duas crianças ainda dependentes de tantas explicações e com sua adolescência, que para ela é uma fase tão inovadora. K.B conta que teve uma infância boa em um aspecto geral, tirando a separação dos pais que foi um período muito conturbado, se incomodava muito com tal situação. Relata que com todos esses problemas não mudaria nada em sua vida.

Em relação a sua adolescência, se encontra ainda perdida em suas ideias, mais diz saber lidar com as mudanças que ocorrem no dia a dia, como mudanças físicas. Relata também, que ainda não soube expressar o que é maturidade para si. Mas quando se trata de responsabilidade diz saber enfrentar melhor que os outros amigos, pois diz não ser mimada e saber aceitar o “sim” e o “não”, K.B conta que quando busca um grupo de amigos, o ideal para ela é saber se são sinceros e se sabem respeitar a diferenças do próximo, não gosta de brigas, mas se vê um dos seus amigos envolvidos, sua primeira reação seria conversar e tentar mudar a situação, antes de partir para agressão física.

Em relação aos estudos não se considera muito organizada, admite que às vezes se “embola” toda, deixando as matérias desorganizadas nos cadernos, no período de provas procura estudar antes, mas no momento se encontra meio perdida tendo que dividir seu período escolar com cursinho, então tem estudado quase que antes da prova, mas é atenta nas aulas, diz que é complicado fazer a divisão do seu tempo, pois não tem como fazer tudo certinho, porque nada sai perfeito afirma K.B, que encontra-se em uma fase de transições.

Umas das principais características e funções da fase da adolescência é a busca da própria identidade, para isso o adolescente passa por alguns lutos que, por vezes, geram conflitos com ele mesmo e com os que estão próximos dele, essas perdas são: perda do corpo infantil, aceitação das modificações ocorridas na puberdade, perda dos pais na infância, momento de relações conflituosas dentro de casa, perda da identidade, abandono do comportamento infantil e a busca de um novo papel na sociedade e para si próprio como individuo, essas perdas se manifestam de formas mais ou menos padronizadas, no comportamento do adolescente, a busca dessa individualidade começa em deixar para trás as dependências sejam elas físicas, emocionais ou mentais de nossos pais. Isso nada mais é do que a constatação do nosso lado da sombra, é uma luta que poderá durar a vida toda, pois tudo que não foi resolvido com nossos pais, a educação e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com