TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA TESTAGEM MODERNA

Artigo: ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA TESTAGEM MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 4

ANTECENDENTES HISTÓRICOS DA TESTAGEM MODERNA

- Na psicologia cientifica

- Os primeiros psicólogos experimentais enfatizavam o estudo sobre sensibilidade aos estímulos visuais, auditivos e outros estímulos sensoriais e ao tempo de reação. Essa ênfase refletiu-se na natureza dos primeiros testes psicológicos.

- Importância de se observar os participantes em condições padronizadas, o que acabou tornando-se um dos sinais de identificação mais especial dos testes psicológicos.

O filme relata:

A diferença na recepção do desembarque e a diferenciação de classes predominante

GALTON  Biólogo inglês. Considerado o principal responsável pelo lançamento do movimento de testagem.

- Interesse pela hereditariedade humana

- Foi o primeiro a utilizar o método de estudo com gêmeos

- Achava necessário medir as características de pessoas aparentadas e não aparentadas

- Acreditava que esses testes de discriminação sensorial podiam servir como um meio de avaliar o intelecto de uma pessoa

- Foi pioneiro no uso de métodos de escala de avaliação e questionários e no uso de técnicas de associação livre

- Desenvolveu métodos estatísticos para análise dos dados sobre diferenças individuais, estendendo imensamente a aplicação dos procedimentos estatísticos à análise dos dados de teste.

EBBINGHAUS  Psicólogo alemão. Elaborou o primeiro instrumento bem sucedido da moderna era da testagem psicológica. Teste de Complementação de Ebbinghaus = as crianças deviam preencher lacunas em passagens de textos de onde palavras e fragmentos de palavras haviam sido omitidos.

CATELL  Psicólogo americano. A ciência da psicologia experimental e o movimento da testagem fundiram-se nos seus trabalhos

- Concordava com Galton quanto ao fato de que as medidas das funções intelectuais poderiam ser obtidas através de teste de discriminação sensorial e tempo de reação. Assim, seus testes incluíam medidas de força muscular, velocidade do movimento, sensibilidade à dor, acuidade visual e auditiva, discriminação de peso, memória, etc.

O SURGIMENTO DA MODERNA TESTAGEM PSICOLÓGICA

Bases para o surgimento da testagem moderna: os testes laboratoriais e ferramentas geradas pelos primeiros psicólogos experimentais na Alemanha; instrumentos de mensuração e técnicas estatísticas desenvolvidos por Galton e seus alunos; acumulação de achados significativos nas ciências da psicologia, psiquiatria e neurologia.

O ímpeto – necessidade prática de se tomar decisões de cunho educacional.

BINET  Pedagogo e psicólogo francês

- Criticava os testes excessivamente sensoriais e indevidamente centrados em habilidades simples para avaliação intelectual

- Fez pesquisa sobre as maneiras de se avaliar a inteligência. Chegou à conclusão de que a melhor maneira era avaliar as funções intelectuais complexas, mesmo que sem grande precisão. Propôs avaliar memória, imaginação, atenção, compreensão, sugestionabilidade, apreciação estética, entre outras.

Testagem de grupo

- Teve início quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial. A APA designou um comitê para estudar maneiras de a psicologia ajudar a conduzir a guerra.

- Necessidade de uma rápida classificação de um milhão e meio de recrutas em relação ao nível intelectual. Assim, foi desenvolvido o primeiro teste de inteligência para aplicação em grupo – O Army Alpha (8 subtestes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com