TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPLOLOGIA

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

QUEILA FAUSTINO BRAZ ANCELES

ANTROPOLOGIA

Atividade apresentado à Universidade CEUMA para a obtenção de nota da disciplina de Antropologia do 4º Período do Curso de Psicologia.

 Professor Ricardo Barbosa da Silva

São Luís – MA

2016

1. Explique a diferença entre cultura material e cultura imaterial e dê exemplos. (2,5)

Cultura material constitui-se de coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, fruto da criação humana e resultante de determinada tecnologia. Abrange produtos concretos, técnicas, construções, normas e costumes que regularizam seu emprego. Exemplos: alimentos, machado de pedras, vestuários, habitações, vasos de cerâmicas, etc. A Cultura imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultural, que não têm substancia material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, aptidões, hábitos, significados, normas, valores. Exemplos: a crença na existência de seres sobrenaturais como deuses, espíritos, fantasmas. 

2. Com base na leitura de Rocha (1994, p. 7-22) e Presotto (2010, p. 54-55), explique no que consiste o Etnocentrismo e a Relativização cultural e dê exemplo de cada um. (2,5)

Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o que sabemos, gostamos, fazemos, admiramos, acreditamos, etc. é o “melhor”, o “verdadeiro” e “correto”, a cultura do outro é vista como sem valor, errada, insignificante. O etnocentrismo está nas nossas atitudes diárias no olhar que temos do outro, “diferente” de nós.  A forma como vemos as “mulheres”, os “idosos”, os “gays”, os “índios”, et. O etnocentrismo passa por um julgamento de valor da cultura do “outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”. Exemplo a simples forma de preparar uma receita de bolo, por exemplo. Sempre acreditamos que o nosso jeito é o melhor, mais saboroso.

A relativização se contrapõe ao etnocentrismo, pois propõe a ideia de ver o outro no seu contexto, levando em conta o seu desenvolvimento, sua subjetividade, valores, cultura, etc. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas, que a verdade está mais no olhar do que aquilo que é olhado. Respeitando a singularidade de cada indivíduo e sua cultura. Exemplo, respeitar a forma como os índios se vestem, se alimentam.

3. De acordo com DaMatta (2009, p. 106) “Na história da Antropologia existem portanto como que duas vertentes analíticas claramente visíveis. A primeira está representada pelo evolucionismo, onde existe uma perspectiva totalizadora, uma sociedades tomada sempre como ponto de referência indiscutível e uma teoria histórica que permite alinhavar todos os costumes em termos de valores muito importantes ao sistema ocidental. O segundo paradigma, representado pelo funcionalismo, mostra uma tendência oposta. Aqui, trata-se de desenvolver uma visão parcial, mas extremamente acurada da operação das sociedades humanas.” Sendo assim, com base na leitura de DaMatta (2009, p. 106) e Presotto (2010, p. 263-267 e p.275-278), diga quais são os pressupostos básicos do Evolucionismo e do Funcionalismo. (2,5)

Pressupostos básicos do evolucionismo – acreditava-se que as sociedades já tinham um percurso definido, umas se desenvolviam mais lentamente enquanto outras se desenvolviam rapidamente. Sendo que todas passariam pelo mesmo processo, e as sociedades deviam ser comparadas entre si por meio dos seus costumes.

Pressupostos básicos do funcionalismo – o funcionalismo trouxe a ideia de que tudo tem uma função, um objetivo dentro da sociedade. Defendia que além de ter uma função devia ser compreendido de acordo com os termos do sistema. Possibilitando um estudo das sociedades como um sistema coerente integrado de ralações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com