TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Desenvolvimento da Criança 6 a 12 anos UNIP

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.507 Palavras (15 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 15

1.  Observação

1.1 Dados da Observação

G.M.S., 7 anos e 2 meses, sexo feminino.

Mora com Sra. M.F.M.S. (mãe), Sr. A.R.S. (pai), T., 11 anos e 5 meses (irmão), Sra. R.F.M. (avó), em um bairro da zona sul de São Paulo. Local onde foi realizada a observação com duração de 20 minutos.

Criança Observada:

  • Aspecto físico: Possui equilíbrio corporal, ao correr, pular, saltar, subir escadas entre outras atividades. Aparência saudável.
  • Perceptual: Alternou entre estado de sentir-se à vontade e estar um pouco incomodada com pessoas estranhas no seu ambiente natural.
  • Cognitivo: Possui um bom desenvolvimento cognitivo, tem um bom raciocínio, linguagem, memória, atenção, criatividade e capacidade de resolução de problemas.
  • Linguagem: Comunica-se com clareza e boa dicção.
  • Personalidade: Extrovertida gosta de se comunicar com as pessoas, não tem medo de expor suas ideias. Sensorial demonstra entender os fatos observando os detalhes e práticas realistas. Perceptiva pensa bem antes de tomar suas decisões, analisa os fatos antes de agir.
  • Social: Demonstra respeitar bem as regras e combinados, e se da bem com os pais, outros parentes e pessoas em geral.

1.2 Descrições da Observação

A observação da criança se iniciou em um dia comum na rotina de uma criança de sete anos, em sua própria residência. A mãe recebeu as quatro observadoras as levou até a sala de casa e chamou a criança pedindo para que ela brincasse na sala com suas bonecas.

Assim que a criança avistou as pessoas estranhas na sala demonstrou um pouco de vergonha, abraçou a mãe que logo a acalmou e a deixou a vontade com as observadoras. A menina pegou uma folha de papel e uma caneta em uma mesa próxima de onde estava, perguntou o nome de uma das observadoras, e calmamente começou a escrever no papel. No momento em que terminou levantou-se e entregou o papel para a observadora, com um sorriso no rosto. Dessa forma a menina foi ficando mais à vontade com a presença de pessoas estranhas.

G.M.S. sentou-se em um banquinho perto do sofá onde estavam as observadoras e quis conversar com duas das observadoras. Perguntou como tinha sido a páscoa de cada uma e quantos ovos tinham ganhado. Contou sobre a escola onde ela estuda e sobre suas amigas. Ao fim da conversa a menina disse que tinha vontade de brincar de boneca.

Subiu rapidamente as escadarias que a levavam para o seu quarto e voltou com quatro bonecas no colo e um sorriso no rosto. Apresentou uma boneca por vez, dizendo o nome de cada. Falou sobre quando pediu para a mãe comprar em uma loja uma chupeta para dar a uma das suas bonecas, já que ela era a única que não tinha e que era a boneca que havia ganhado junto a um celular de aniversário de seu pai.

Deixou as bonecas no sofá em que estavam duas observadoras, subiu novamente para seu quarto e voltou trazendo mamadeiras para as bonecas. Depois de brincar com as bonecas, buscou seu tablete que estava próximo a mesa de jantar e ligou para jogar, em um momento o jogo deu defeito, ela reclamou e desistiu de brincar.

Levantou-se, pegou um álbum de fotos que se estava na estante e trouxe para duas das observadoras olharem suas fotos de quando era bebê, nesse momento a criança ficou sentada no banco, balançando as pernas e com uma das mãos em seu rosto, olhando em silêncio para tudo ao seu redor. Assim que as observadoras terminaram de ver o álbum e devolveram a ela, a criança o guardou no lugar que havia pegado.

Procurando outra distração pegou o seu celular para tentar jogar novamente, e mais uma vez se frustrou pelo fato de não aceitar que tinha perdido a jogada e desistiu. Então resolveu mostrar fotos e vídeos no celular, de seu aniversário, explicando quem era e o que acontecia no momento de cada foto.

G.M.S. subiu as escadas mais uma vez e voltou com uma boneca grande de pano e disse que se parecia com uma almofada, e mostrou o nariz da boneca que ela tinha pintado com esmalte de glitter. Entregou o celular para uma das observadoras assistirem um vídeo de pascoa que ela alegou ter gostado e queria mostrar para alguém, enquanto a observadora assistia ao vídeo, a criança ficava inquieta brincando com a boneca de pano jogando-a para o alto e deixando cair diversas vezes no chão e ria disso. Nesse instante percebeu que o lustre no teto estava balançando por causa do vento que entrava na sala, e pareceu incomodada com o barulho que fazia, assim, foi até a janela e a fechou. Justificou que o vento poderia quebrar o lustre quando eles encostavam um no outro.

A criança quis mostrar o espelho novo que o pai tinha colocado na parede da sala de jantar, disse que não conseguia se ver nele por estar muito alto e que apenas seu irmão mais velho conseguia por ele ser bem alto. A sapatilha de uma das observadoras chamou sua atenção por ser dourada e ter muitos brilhos, ela elogiou e disse que gostaria de ter igual.

Voltou a brincar com as bonecas mostrando os penteados que havia feito e contou que aprendeu alguns com suas amigas de escola e que gostava muito de todas suas amigas com exceção de uma que no ano passado brigou com ela. (A criança não contou o motivo da briga). Nesse instante, se ouviu um barulho vindo de uma das janelas da sala, a menina se assustou e ficou curiosa procurando saber qual o motivo do barulho e viu que era apenas a sua avó passando do lado de fora de casa. Subiu até seu quarto para guardar as bonecas que havia pegado, pois já não tinha mais a intenção de brincar com elas no momento.

Nesse momento, foi encerrada a observação, pois o tempo havia se esgotado.

2. O Desenvolvimento da Criança

De acordo com o livro “A Criança em Crescimento”, de Denise Boyd e Helen Bee, a terceira infância ou meninice nem sempre recebeu à devida importância sobre os aspectos do domínio socioemocional entre o período de 6 e 12 anos. As mudanças cognitivas que ocorrem neste período são drásticas e por décadas o desenvolvimento cognitivo dominou o interesse dos cientistas do desenvolvimento. A busca por regras nessa idade se estende ao mundo social.

2.1. Mudanças Físicas

Quando tratamos de mudanças físicas de crianças entre 6 e 12 anos, podemos analisar aspectos como crescimento, nutrição, forma e função.

No crescimento, de acordo PAPALIA (2006, p. 357), o ritmo de crescimento da terceira infância é mais lento comparado à segunda infância, porém, é possível observar a diferença entre uma criança de 6 anos e outra de 12 anos. Em média crianças norte-americanas em idade escolar crescem cerca de 2,5 a 7,6 centímetros a cada ano e ganham 2,2 a 3,6 quilos ou mais, podendo dobrar seu peso corporal. Ao final desta etapa as meninas passam pela fase de surto de crescimento ultrapassando a estatura dos meninos, continuam assim até o 12 ou 13 anos, quando é a vez dos rapazes passarem por esse período.  A maioria das crianças tem bom apetite e comem muito mais do que as crianças mais jovens, porque precisam de carboidratos para repor suas energias. Os dentes adultos chegam no início da terceira infância, os dentes de leite começam a cair em torno dos 6 anos e são substituídos por dentes permanentes. Caindo cerca de quatro dentes por ano durante os próximos cinco anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com